quinta-feira, setembro 21, 2006

Ironias da vida

Uma notícia que está a causar estupefacção nas redacções é a da iniciativa dos reclusos que decidiram recorrer às vias judiciais para tentar impedir a introdução nas cadeias das famigeradas máquinas de distribuição de seringas.
O pessoal dos jornais, habituado a pensar apenas naqueles presos que dão o cu e matavam a avó só por uma dosezinha e uma seringa, não consegue entender esta anomalia. Exactamente como a gente que infesta os gabinetes ministeriais, com quem aliás costuma encontrar-se à noite para beber uns copos e trocar umas impressões, a rapaziada das redacções ignora tudo sobre o universo prisional.
Trata-se de um mundo complexo, onde coexiste muita gente que tenta sobreviver como pode. Uma parte muito significativa tenta precisamente sobreviver aos riscos que vêm das drogas, das seringas, das infecções, das doenças, das chantagens, da violência.
É difícil conseguir que o tempo passe e no fim sair incólume de tudo isso.
A avançada medida saída dos bestuntos das luminárias que nunca lá puseram os pés não ajuda nada, nem certamente contribui para a tranquilidade geral.
Eu recomendaria atenção a este irónico sinal de esperança: há muitos presos com infinitamente mais bom senso do que os governantes no que toca à condução da política prisional.

1 Comments:

At 4:09 da tarde, Blogger JSM said...

Mais uma vez acertou em cheio. Tal como em relação às salas de chuto e outras medidads de encorajamento das dependências por parte do Estado, existem sempre duas contradições, a saber: a ideia que o Estado tem sobre os interesses das pessoas e os reais interesses dessas mesmas pessoas!
Uma contradição insanável e ainda por cima incompreensível... por parte do Estado.

 

Enviar um comentário

<< Home