quinta-feira, dezembro 07, 2006

O Desastre no Ensino da Matemática

Depois de ter marcado a agenda da discussão sobre os problemas educativos com a sua obra sobre o "eduquês" (já falado na Alameda) o Prof. Nuno Crato volta a agitar as águas estagnadas da educação em Portugal com um novo livro: "O Desastre no Ensino da Matemática", editado pela Gradiva.
Uma pedrada no charco, numa altura em que quando se fala nos problemas da educação acontece o mesmo que nos programas sobre futebol, em que nunca se fala de futebol - é sempre sobre o que lhe anda em volta.

1 Comments:

At 3:13 da tarde, Blogger José Carrancudo said...

O desastre no ensino da Matemática é um dos indícios principais da crise educativa generalizada, resultado das políticas governamentais dos últimos 20 anos, que empreenderam experiências pedagógicas malparadas na nossa Escola.

Ora, devemos olhar para o nosso Ensino na sua integra, e não apenas para os assuntos pontuais, para podermos perceber o que se passa. Os problemas começam logo no ensino primário, e é por ai que devemos começar a reconstruir a nossa Escola. Recomendo a nossa análise, que identifica as principais razões da crise educativa e indica o caminho de saída. Em poucas palavras, é necessário fazer duas coisas: repor o método fonético no ensino de leitura e repor os exercícios de desenvolvimento da memória nos currículos de todas as disciplinas escolares. Resolvidos os problemas metódicos, muitos dos outros, com o tempo, desaparecerão. No seu estado corrente, o Ensino reproduz a Ignorância, na escala alargada.

Devemos todos exigir uma acção urgente e empenhada do Governo, para salvar o pouco que ainda pode ser salvo.

 

Enviar um comentário

<< Home