segunda-feira, julho 30, 2007

Olhando de longe: a perspectiva de Marte

E se um marciano curioso aterrasse entre nós e se pusesse a observar, o que via? É desnecessário lembrar que se trata de um observador completamente em branco, ignorante de tudo e de todos.
Com frequência tenho a sensação, incómoda é claro, de que a proximidade e o envolvimento afectam uma visão objectiva e crua do que se vai passando.
Gosto então de imaginar este exercício: tentemos a perspectiva do marciano.
Obviamente que a compreensão do visitante não poderia deixar de ser algo nebulosa e confusa, perplexo que ficaria em face de um mundo estranho.
Mas tentaria entender.
E que veria ele entre os humanos?
Cada um pode fazer um esforço de imaginação aplicando-o aos meios que conhece bem.
Por exemplo, para referir aqui algumas realidades colectivas que de vez em quando afloram neste blogue, o que sentiria ele da nossa blogosfera?
Estou a pensar obviamente naquela blogosfera em cujo círculo este blogue vai existindo, e que até foi motivo de algum debate recentemente.
Huummm...
E quanto a áreas políticas, o que poderia ele ver?
Por exemplo, nas direitas, de que tanto se vai falando, entre fundação, refundação e afundação... Que pensaria ele da nossa direita?
Huuummmmm...
E dos nacionalistas? O por vezes pomposamente chamado "movimento nacionalista"? O que poderia ver o estudioso, chegando de tão longe sem ideia nenhuma? O que acharia ele da tribo?
Huuuummmmmm....