quarta-feira, dezembro 12, 2007

Olhares

Logo a começar uma monografia que dedicou a Santo António dos Cavaleiros, onde reside há muitos anos, Pinharanda Gomes escreveu uma frase que nunca deixou de me espantar (e já várias vezes me fez reabrir o pequeno volume). É uma declaração espontânea, e indubitavelmente sincera: "gosto muito de Frielas" (!!!). Adianta ele que é o lugar que todos os dias contempla logo pela manhã. Certamente não serão muitos os meus leitores, de entre os poucos que tenho, a entender o meu espanto. Estou certo porém que se todas as manhãs descessem o planalto de Santo António dos Cavaleiros, como quem vem da Cidade Nova ou das Torres da Bela Vista, num velho autocarro apinhado, serpenteando e balouçando por entre os inúmeros prédios tipo caixote rectangular plantado ao alto, não veriam sequer Frielas, nem encontrariam ali nada de que gostar. E assim acontece com os milhares e milhares de padecentes que todos os dias se acotovelam cambaleantes e sonolentos nos muitos autocarros que dali os levam, para à noitinha os trazer de volta. Nunca a nenhum se ouviu dizer que gostava de Frielas.
Na verdade, ao chegar ao sopé da encosta de Santo António dos Cavaleiros cruza-se o que resta da estrada que liga Lisboa a Loures, outrora ao que dizem bordejada pelo viço dos hortejos, ultrapassam-se as linhas de água que ali assinalavam a várzea que desde Loures vinha, e para além desse sítio da Ponte de Frielas o itinerário prossegue deixando ao lado Frielas, rumo a Sacavém, uns quilómetros mais à frente. Era o percurso diário de Pinharanda Gomes, de casa ao trabalho e do trabalho a casa, durante anos sem fim. O que não se descortina ali facilmente é sombra de beleza; e o que melhor se distingue, de imediato e sem custo, é uma fealdade cinzenta, a desarrumação e a degradação tão típicas dos arrabaldes suburbanos de Lisboa ou do Porto (onde aliás se aglomera a mais numerosa fatia da actual população portuguesa).
De onde resulta que por vezes o que conta no olhar não são os olhos, mas sim o coração. Pinharanda Gomes é um homem de uma bondade extrema.