terça-feira, janeiro 08, 2008

Relativizemos

Há dias fiz alusão a um artigo de Pacheco Pereira sobre a blogosfera portuguesa, que me pareceu merecer atenção.
Como se sabe, sou dos que tenho realçado (talvez exageradamente) a importância do meio.
Agora dei por mim a contrabalançar as preocupações de então com outra observação: se atentarmos no Blogómetro, e aceitarmos a credibilidade dos seus dados, temos que em Portugal os blogues (verdadeiros) que excedem os trezentos visitantes diários serão uns cem, cento e poucos. É um universo muito perquenino. Andamos todos a ler-nos uns aos outros e às vezes julgamos que somos muitos. Mas não. A realidade é esta: a penetração efectiva da opinião publicada nos blogues é ainda muito limitada. Sabe-se que isto não diz tudo sobre a sua efectiva repercussão, por razões que não se prendem com a simplicidade dos números (a relevância verdadeira pode ser muito desproporcionada em relação ao número dos directamente atingidos).
Porém, é sábio um banho de humildade. Sem batotas, na blogosfera lusitana só uns cem blogues ultrapassam essa barreira dos trezentos visitantes/dia. E acrescento que é patente o facto de há muito ter passado a fase de crescimento que em tempos se verificou, tendo-se atingido um patamar em que o que se verifica é estagnação ou regressão. Enfim, um drama. Isto é que é uma crise.
O mais são conjecturas, bem ou mal fundadas.

1 Comments:

At 6:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

De facto, um grande problema dos blogs parece residir no círculo fechado em que, alguns ou muitos, se apresentam. Chegam ao ponto de se apoiarem uns aos outros - curiosamente sem, ao menos, disfarçar.
A coisa é evidente e sei que, por isso, afasta muitos visitantes que apenas se aproximam por curiosidade.

 

Enviar um comentário

<< Home