segunda-feira, abril 28, 2008

Cenas da vida real

Os jornais de hoje falam num incidente ontem à tarde na esquadra de Moscavide: um bando formado por uns quinze ou vinte indivíduos, ao que parece brasileiros, invadiram a esquadra e ali dentro espancaram um rapaz que estava a apresentar queixa contra alguns elementos do bando. Depois foram-se embora, e a vítima foi transportada para o hospital. O único elemento da PSP presente limitou-se a assistir aos acontecimentos, com o susto que se calcula.
É assim: uma esquadra de uma das zonas mais populosas de Lisboa estava aberta às 17 horas com um único agente de serviço.
Muitas vezes penso no espantoso mistério que faz os nossos meliantes tão contidos perante as instituições que para eles ainda parecem ter um significado simbólico, mas poderoso, ligado à Ordem e à Justiça: perdessem eles as inibições e não sei o que seria de tanta esquadra indefesa e de tanto tribunal desprotegido.
Só não temos muito maior criminalidade porque ainda temos delinquentes que no geral estão condicionados por antigos temores reverenciais, por regras atávicas de respeito que hoje em dia estão inteiramente desprovidas de protecção. Pois é: em matéria de crimes, só não estamos muito pior porque os nossos criminosos são gente muito respeitadora....
Apareça outra gente, ou vão desaparecendo esses resquícios de outros tempos, e veremos o que surge à superfície.
Nessa altura se verá a falta que faz uma política de prevenção e segurança.