quarta-feira, maio 07, 2008

"Cristóvão Colon, Portugal e a Cuba"

O NÚCLEO DE AMIGOS DA CUBA, conjuntamente com a Câmara Municipal de Cuba, organiza mais um evento para discussão da identidade do Descobridor das Américas, divulgando a tese da nacionalidade portuguesa e naturalidade cubense do navegador que usou o pseudónimo de Cristóvão Colon, e confrontando-a com a versão oficializada pela História, que aceitou tratar-se do genovês Cristoforo Colombo, ou com algumas outras teses existentes.
Depois da ante-estreia do filme de Manoel de Oliveira "Cristóvão Colombo, o Enigma" que esgotou a lotação do Centro Cultural no passado dia 5 de Janeiro, levando à realização de nova sessão no dia seguinte, a Cuba volta a atrair a atenção do público e dos meios de comunicação.
Um vasto conjunto de autores e especialistas temáticos sobre Cristóvão Colon vão encontrar-se, e trocar impressões, no Centro Cultural de Cuba, no dia 24 de Maio, às 15 horas.
Estão convidados os autores que escreveram sobre o tema:
Mascarenhas Barreto ("O Português Cristovão Colombo - Agente Secreto de EL Rei D.João II", "Colombo português: Provas Documentais");
José Rodrigues dos Santos ("O Codex 632");
Manuel Luciano da Silva e Sílvia Jorge da Silva ("Cristóvão Colon (Colombo) era Português");
Manuel da Silva Rosa ("O Mistério Colombo Revelado")
Roiz de Quental ("Cristovam Colom - Cristóbal Colon, esse (des)conhecido?");
Margarida Pedrosa ("A paixão de Colombo");
Julieta Marques ("Cristovão Colom, um filho de D. Fernando Duque de Beja").

Na fase de debate vão participar ou intervir vários outros estudiosos e durante a conferência será projectada uma apresentação enviada pelo Prof. José António Llorente da Univ. Granada sobre os mais recentes resultados e conclusões das análises comparativas ao ADN que têm vindo a ser efectuadas em Espanha.