segunda-feira, maio 12, 2008

Dependências

O site do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) destinado a crianças e jovens a partir dos 11 anos (http://www.tu-alinhas.pt/) contém um dicionário onde se pode aprender que «betinho», «cocó» ou «careta» é «aquele que não consome droga e, por isso, é considerado conservador, desprezível e desinteressante».
Ouvido a esse respeito, o Director do referido Instituto (que com assinalável franqueza nunca quis chamar-se "contra a Droga e a Toxicodependência) declarou que não se trata de um estímulo ao consumo.
Pois não: todos conhecemos montes de miúdos de 11 e 12 anos que adoram ser «betinhos», «cocós» ou «caretas».
Entretanto, o Dr. João Goulão mantém-se em funções e a política dele continua em vigor. É fácil de sintetizar: droguem-se, mas previnam os riscos. "É necessário dizer aos jovens que as drogas proporcionam sensações agradáveis e é por isso que as pessoas as usam, mas envolvem riscos que é necessário conhecer". Não se trata de combater a droga, mas de diminuir os riscos associados...
A política oficial é esta: abdicou-se de combater a toxicodependência, e resvalou-se para a promoção mais ou menos discreta do consumo de estupefacientes (a coisa, aliás, assegura a manutenção de uma notável rede de empregos).