sexta-feira, maio 02, 2008

A direita da blogosfera e as directas no PSD

A direita gosta de se enganar. Estas directas no PSD, e o acompanhamento que delas vou fazendo na blogosfera, trouxe-me de novo esta conclusão tantas vezes reforçada em repetidas experiências de campo. Neste caso, a impressão que domina ao observar a agitação dos empenhados na contenda (e aqui impõe-se dizer que o empenhamento só por si é sinónimo de correr ao engano) é de notória desorientação. Grande parte das hostes queria enganar-se com a dama de pau fornecida para o efeito por afamados criadores de factos políticos; mas a senhora não ajuda, e o séquito ainda menos. Cada vez que abre a boca semeia a desilusão entre os potenciais enganados. E assim torna-se evidente que ao menos na blogosfera conseguiu gerar desconfiança e descrença até onde o terreno parecia fértil. Fica com os velhos paxás, mas não tem os jovens turcos. Segue-se Santana Lopes, olhado com visível cepticismo pelos mesmos que andaram com ele aos ombros. A experiência foi má, e aqui aplica-se a doutrina do gato escaldado. Deste modo, o favorecido na circunstância acaba por ser Passos Coelho. Este, apesar de com franqueza proclamar logo que não é coisa nenhuma, está a recolher algum entusiasmo entre os disponíveis candidatos ao engano com visibilidade na blogosfera. Beneficia de não ter passado que o desminta, e da extraordinária predisposição para correr ao engano que caracteriza os sectores a que me refiro.
De modo que, apesar do vácuo absoluto dos seus "valores", agora organizados em sistema decimal, e da inocuidade de todas as declarações conhecidas, surge de momento com um notável capital de simpatia.
Não é nada a que se deva atribuir importância de maior, nem vai alterar os dados. Como dizem os entendidos, à partida Manuela Ferreira Leite tem todas as condições para ganhar; se as conseguir estragar, e Santana for capaz de criar as que lhe faltam, será este a ganhar. Passos Coelho não parece ter muitas possibilidades. Mas isso não terá consequências significativas, nem para os seus actuais panegiristas. Muitos destes, aliás, já no passado se entusiasmaram com MFL ou PSL, e no futuro serão capazes de entusiasmar-se com aquele que ganhar. Tempos depois andarão a chorar pelo engano (o que nunca deixará de me espantar, porque a verdade, sejamos honestos, é que os depositários momentâneos desses acessos de fé nada dizem ou fazem que possa enganar quem não queira ser enganado).
Uma triste sina, a da direita.