sexta-feira, maio 16, 2008

Lembrar o Dia de Portugal

O Encontro Nacional de Combatentes inclui este ano uma conferência que reúne nomes de peso dos mundos político, diplomático, militar e académico.
Subordinada ao tema "Os valores da nação e o papel das Forças Armadas nas sociedades desenvolvidas", a conferência realiza-se na véspera das tradicionais celebrações do 10 de Junho junto do Monumento aos Combatentes do Ultramar (em Belém, Lisboa).
Os professores Adriano Moreira, João Ferreira do Amaral, Joaquim Aguiar, Jaime Nogueira Pinto e Carlos Gaspar, o embaixador Leonardo Matias, o general Gabriel Espírito Santo, o economista Vítor Bento ou o ex-presidente do BCP Paulo Teixeira Pinto são alguns dos oradores convidados pela organização daquelas comemorações.
A necessidade da defesa nacional, a política externa e a defesa nacional, o papel das Forças Armadas no apoio à política externa como objectivo nacional, os elementos da decisão política para o emprego da força militar, a natureza futura das operações militares, a defesa dos valores universalistas versus a defesa dos valores nacionais, as operações de apoio à paz ou as implicações possíveis para a segurança à luz da actual conjuntura nacional e externa, são assuntos a abordar pelos conferencistas.
Da agenda das comemorações do 10 de Junho, destaque para a habitual cerimónia que se realiza junto ao Monumento aos Combatentes, com o discurso este ano a cargo do professor João César das Neves.