segunda-feira, junho 16, 2008

JOAQUIM PAÇO D’ARCOS – CORRESPONDÊNCIA E TEXTOS DISPERSOS

(Na altura do centenário do escritor Joaquim Paço d'Arcos, que passou a 14 de Junho, a Dom Quixote publicou um volume póstumo do autor, sequência e encerramento da sua obra literária e de memorialista) .

Joaquim Belford Corrêa da Silva (Paço d'Arcos) nasceu em Lisboa, a 14 de Junho de 1908. Em França, em 1931, escreve o seu primeiro romance, Herói Derradeiro. Ergueu uma abundante e vigorosa obra literária, com 50 títulos publicados, como romancista - donde se destacam os seis volumes de "Crónica da vida Lisboeta" -, novelista, contista, dramaturgo, ensaísta, poeta. Foi presidente da Sociedade Portuguesa de Escritores, membro da Société dês Gens de Lettres de France e da Academia Brasileira de Letras. Os seus livros de memórias ficaram interrompidos no final do terceiro volume por ter falecido a 10 de Junho de 1979, em Lisboa.
Este livro corresponde, afinal, a um IV volume de "Memórias da Minha Vida e do Meu Tempo", editado postumamente. Cumpre-se assim um dos últimos desejos de Joaquim Paço d’Arcos, no ano em que se comemora o 100.º aniversário do seu nascimento.