quarta-feira, setembro 17, 2008

PNR vintage?

A expressão não é minha, é do Arrastão e do Instantâneos de Beja, onde encontrei a imagem e a notícia.
Mas confesso que achei graça: segundo estes maduros, arrastados e instantâneos, o PSD de Setúbal teria cometido pecado mortal e imperdoável ao afixar pela região o cartaz que se pode ver na fotografia. O conteúdo do cartaz enquadra-se no que os indignados protestantes chamam de PNR vintage (não se julgue que estão a tentar fazer humor, estão simplesmente a recordar que se trata de desrespeitar um rigoroso interdito).
Eu compreendo melhor o PSD setubalense do que os arrastados e instantâneos. Sei bem do que se fala no cartaz, sei bem do que se queixam as populações daquela região. Conheço pessoalmente os problemas de segurança, quase há vinte anos e quase palmo a palmo, que se colocam na Quinta do Conde ou na Baixa da Banheira, no Vale da Amoreira ou na Moita, no Montijo ou em Palmela, em Setúbal ou em Sesimbra, no Barreiro, no Seixal, em Almada, na Caparica....
É uma outra margem normalmente negligenciada nos noticiários; uma outra margem só conhecida por quem vá verificar os resultados da explosão demográfica, da degradação das condições de vida e de emprego, do desenraizamento de largas camadas populacionais com as mais diversas origens, da desagregação de todos os mecanismos integradores que asseguravam a coesão e a estabilidade das sociedades tradicionais.
A Margem Sul reuniu ao longo das últimas décadas todas as condições para poder caracterizar-se como a mais problemática das regiões portuguesas, no que respeita aos problemas do enquadramento social e da criminalidade. Foram-se juntando os ingredientes todos para um caldo de cultura de onde só podem sair desvios que que num meio social estruturado e normal seriam reprovados e segregados mas que naqueles microcosmos desestruturados e doentes ameaçam tornar-se regra comportamental aceite, quando não aplaudida e imitada.
São problemas de quem lá vive, ao lado e no meio deles. Obviamente isto não interessa a arrastados e instantâneos, que em geral só conhecem essas coisas pelos telejornais, mas são o triste quotidiano de quem lá vive.
Agiu bem a Distrital de Setúbal do PSD em assumir as suas preocupações com as questões de criminalidade e insegurança na sua região. Que nunca as mãos lhe doam, e não se deixe intimidar pela patrulhas ideológicas.

É este o cartaz da polémica. Parece reclamar que o Governo faça alguma coisa...!!! Oh heresia infame!!!

2 Comments:

At 2:57 da tarde, Blogger Miguel Vaz said...

Ainda hoje passei por um outdoor desses. Grande post, sim senhor!

 
At 12:56 da manhã, Blogger Flávio Gonçalves said...

Se isso é um outdoor nacionalista... então espera até descobrirem este:

http://2.bp.blogspot.com/_F0jj9UaqYRE/SNUsNZ6trgI/AAAAAAAACsc/1DPBwE8gQgQ/s1600-h/cartaz+PS+A%C3%A7ores.jpg

 

Enviar um comentário

<< Home