quinta-feira, outubro 09, 2008

Xenofobia

Xenofobia é uma aversão irracional ao que é diferente, um medo instintivo e injustificado perante o desconhecido, o outro, o estranho...
Para um psicólogo, é doença. O principal sintoma é o medo, que em geral se associa a uma agressividade despropositada, reactiva.
Precisamente como se detecta no vereador Sá Fernandes, nas suas recentes tomadas de posição em relação a um cartaz afixado pelo PNR em Lisboa.
Diga-se, a este propósito, que não é fácil entender racionalmente as atitudes do vereador esquerdista. Um partido como o PNR, ostracizado pela comunicação social, precisa de criar factos políticos. A colocação do cartaz, cujo teor aliás não trazia novidade, tinha que ver-se como um teste, um repto, um desafio, até uma provocação.
Nessa medida, o vereador Sá Fernandes reagiu de forma tão mecânica e condicionada que nem o mais bem treinado dos cãezinhos de Pavlov.
Custa a crer que seja estupidez, pelo que tem que procurar-se outra explicação.
Pode ser esta: os reflexos condicionados, e a xenofobia. O vereador Sá Fernandes entra em pânico e descontrola-se em face da diferença. Só mantém aquela postura serena de burguês progressista, aberto e tolerante, enquanto tudo se mantiver dentro dos parâmetros mentais em que está formatado. Uma ideia estranha, algo diferente, e desatina.

1 Comments:

At 3:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo vosso blog que está excelente, conteúdos de primeira qualidade, inteligentes e patrióticos.

Cordiais saudações desde o Brasil;

Por Deus, Pátria e Família,

Att.
Fernando Rodrigues Batista

www.patriagrandebr.blogspot.com
www.reconquistabr.blogspot.com

 

Enviar um comentário

<< Home