sexta-feira, novembro 21, 2008

Nó górdio

Oliveira e Costa fez o BPN. Mas Oliveira e Costa não era nada. Foi Cavaco Silva que fez Oliveira e Costa. Lembro a evidência para realçar a magnitude das questões que vão surgindo à medida que se vai desenrolando o novelo BPN.
Anote-se a galeria dos nomes que vão aparecendo embrulhados na polémica. Oliveira e Costa, Dias Loureiro, Eduardo Catroga, Arlindo de Carvalho, Duarte Lima, Joaquim Coimbra, Couto dos Santos, Daniel Sanches, Miguel Cadilhe, Miguel Beleza, Américo Amorim, Saúl Maia Campos, Rodrigo Carvalho Santos, Abdool Vakil... Pelo meio, personagens menos conhecidos: Luís Caprichoso, Francisco Valgode, Joaquim José dos Santos Oliveira...
Luís Filipe Menezes vai calar-se, ou dizer que todos são gente acima de qualquer suspeita (é a natureza dele). Os que vão falar irão jurar que pelo lado deles tudo foi lisura e transparência, e que quanto aos outros não sabem nada. Dos jornalistas também não vai haver quem possa levantar muito o cabelo (basta ver de quem são os jornais).
Quem julgar que o sistema judicial pode vir a fazer alguma coisa contra o icebergue que se descortina, ou é parvo ou faz-se. Ninguém caça elefantes com fisgas.
Obviamente, os 700 ou 800 milhões de que se fala evaporaram-se, definitivamente.
Se fosse possível, o que eu sugeria aos portugueses comuns era que tentassem salvar os mil milhões que voarão por conta do BCP, e os 750 milhões que iremos pagar pelo BPP... e o mais que ainda soará. Não sei é como hão-de fazê-lo. Os portugueses comuns estão efectivamente despojados de qualquer capacidade de intervenção, de qualquer poder real.

1 Comments:

At 7:56 da tarde, Blogger Teófilo M. said...

O Duarte Lima?!

Outra vez...

 

Enviar um comentário

<< Home