terça-feira, novembro 11, 2008

Obamania

No "Diário de Notícias", Mário Soares proclama que "o mundo tornou-se multilateral e o hegemonismo americano arrogante vai desaparecer.".
Nas páginas de "O Diabo", Eduardo Lourenço fala de "uma vitória da humanidade" e diz que "os EUA retomaram de um dia para o outro o grande sonho americano".
Eu só me lembro de uma expressão celebrizada em tempos pelo inevitável Marcelo: estão lélés da cuca. A idade não lhes perdoou. E a realidade também não perdoa, embora eles, muito provavelmente, já estejam fora dela.
Thomas Sowell, que é preto e não é estúpido, interrogou-se se "after the big gamble on subprime mortgages that led to the current financial crisis, is there going to be an even bigger gamble, by putting the fate of a nation in the hands of a man whose only qualifications are ego and mouth?" Assim mesmo: Obama reduz-se ao ego e à boca (em Portugal julgo que se diria garganta).
Não concordo com Sowell, note-se. Obama não é só isso. Todavia, aos outros nefelibatas não é de todo possível levar a sério. A vitória de Obama não teve esses poderes miraculosos.
A História começa agora.
Entretanto, para introdução a algumas das questões-chave levantadas por esta eleição, recomendo este artigo: Obama : le choix des minorités ethniques, de l'hyper-classe mondiale et des médias.

3 Comments:

At 6:39 da tarde, Blogger PR said...

Só hoje é que aterrei neste blog, após ter ouvido um professor da minha faculdade falar dele (e de si) nos corredores..
Muitos parabéns pelo blog, por dizer "preto" em vez do "negro" politicamente correcto, e por ser dos poucos que duvida de um eventual messianismo de Obama.

 
At 6:43 da tarde, Blogger Manuel said...

Oh Diabo! Esse primeiro parágrafo deixa-me com a pulga atrás da orelha...

 
At 8:33 da tarde, Blogger PR said...

é verdade.. o seu nome foi falado na Faculdade de Direito da Univ Nova de Lisboa.
Quanto ao contexto em que foi falado, não sei ao certo, porque foi uma coisa que ouvi no corredor. Mas asseguro-lhe que não falaram mal de si.

 

Enviar um comentário

<< Home