sexta-feira, novembro 14, 2008

Pena & Espada

Assumindo deliberadas ressonâncias camonianas, Pena e Espada é o nome do blogue pessoal de Duarte Branquinho. Nele vão ficando partilhados, dia a dia, os interesses do autor: a História, a Política, a Cultura em geral. Não da cultura que se encerra em torres de marfim, mas da cultura que vive e participa no seu tempo. E que combate os combates do seu tempo. Desde Abril de 2004, é um blogue que me habituei a visitar todos os dias - e que nos dias em que nada publica me deixacom a sensação de frustração e de inquietação de quem não encontra um amigo onde esperava vê-lo.
Logicamente, também importunei o Duarte com um pequeno questionário, a que ele pacientemente respondeu.
Publico a seguir o resultado, exortando os leitores a lançar-se ao caminho: Pena e Espada!.

a) Um blogue é uma arma?
- Pode e deve ser uma arma de "desintoxicação cultural", que é o que necessitamos cada vez mais. Mas, infelizmente, há quem não resista à tentação de o usar como arma de maledicência e difamação.
b) O que tem o "Pena e Espada" que os outros não tenham?
- Como é um blog pessoal, acho que a diferença substancial reside nesse cunho próprio.
c) Isto vai com a pena, ou só à espada?
- A eterna questão... Acho que a escolha do título deste blog demonstra bem a minha preocupação em transmitir a necessidade desse dificílimo equilíbrio, essencial ao nosso combate.
d) Leu o texto sobre o "gramscismo tecnológico", de Jean Yves Le Gallou? O que se lhe oferece comentar?
- Li com bastante agrado, é um texto excelente e de leitura obrigatória. O Polémia é, aliás, uma das minhas visitas habituais.
Não vou repetir agora a importância da internet e todas as possibilidades que esta abre na batalha das ideias. Vou referir uma questão que acho bastante importante, a de que a internet não é o substituto, mas sim o complemento das edições tradicionais, nomeadamente livros ou revistas. Estou inteiramente de acordo e acho que no nosso país, onde na nossa área há uma incrível falta de publicações de todos os quadrantes, a internet pode ser o óptimo motor de arranque para projectos editoriais. Não só porque permite a prática da escrita, da crítica e da edição, bem como o conhecimento rápido e a fácil troca de informações entre autores e outros envolvidos, mas porque é um óptimo meio de divulgação dessas publicações.

e) Cinco anos depois do aparecimento de uma corrente nacional na blogosfera, em Julho de 2003, qual é hoje o balanço?
- Como "bom português" deveria responder qualquer coisa do género: "não serviu para nada", ou "no início é que era bom, mas agora..." No entanto, tenho a opinião exactamente contrária. Gosto sempre de pensar que tudo demora o seu tempo e quem espera resultados imediatos rapidamente desiste. Não nego que esperava e gostaria que muitas coisas se tivessem passado... mas não é assim a vida?
Congratulo-me por ter conhecido muitas pessoas válidas e interessadas, das quais me tornei amigo, que na blogosfera encontraram uma montra para o seu talento e uma motivação para a sua luta diária. Os efeitos profundos da blogosfera, como espaço de combate cultural que é, sentir-se-ão a longo prazo.

f) "Politique d'abord" é uma máxima actual? Ou acredita que hoje tem que ser "culture d'abord"?
- Estou convicto, e sou amiúde criticado por isso, que é a cultura primeiro. Mas tal não significa só a cultura. É claro que o combate político é sempre necessário e importante, mas na ordem actual de prioridades arrisco-me a dizer "métapolitique d'abord".
g) Pode a internet ser o meio para escapar à tirania mediática?
- Afirmo que é, neste momento, o único meio para escapar à tirania mediática. De tal forma que a grande dor de cabeça das brigadas do pensamento único é como controlá-la eficazmente. Infelizmente temos assistido a várias tentativas de censura da internet e a situação só tende a agravar-se. Depois do combate na internet livre, será o combate pela liberdade na internet.

3 Comments:

At 3:48 da tarde, Blogger DB said...

Muito obrigado pela entrevista, Manuel. Acredite que as minhas ausências também me incomodam e tento ao máximo evitá-las. Claro está que não há desculpas quando me dirijo ao autor de um blog que não tem "faltas de presença".

Cumprimentos.

 
At 4:07 da tarde, Blogger PR said...

Muito interessante, esta sua ideia das entrevistas. Permite conhecer um pouco da pessoa que existe por detrás do autor.

 
At 2:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Para a História. Será que o Carlos Zorrinho que escreve no Diário Sul é o mesmo que juntamente com outros foram prender os Salesianos da conhecida escola dos Padres? E os passearam como troféus, pela cidade de Évora.Nesta escola estudam agora os filhos destes senhores.
Não há vergonha.

 

Enviar um comentário

<< Home