terça-feira, dezembro 23, 2008

Salazar e a psicologia nacional portuguesa

"Excessivamente sentimental, com horror à disciplina, individualista sem dar por isso, falho de espírito de continuidade e de tenacidade na acção. A própria facilidade de compreensão, diminuindo-lhe a necessidade de esforço, leva-o a estudar todos os assuntos pela rama, a confiar demasiado na espontaneidade e brilho da sua inteligência. Mas quando enquadrado, convenientemente dirigido, o português dá tudo quanto se quer...
O nosso grande problema é o da formação das elites que eduquem e dirijam a Nação. A sua fraqueza ou deficiência é a mais grave crise nacional. Só as gerações em marcha, se devidamente aproveitadas, nos fornecerão os dirigentes - governantes, técnicos, professores, sacerdotes, chefes do trabalho, operários especializados - indispensáveis à nossa completa renovação. Considero até mais urgente a constituição de vastas elites do que ensinar toda a gente a ler. É que os grandes problemas nacionais têm de ser resolvidos, não pelo povo, mas pelas elites enquadrando as massas.
"

António de Oliveira Salazar, in "Homens e Multidões", de António Ferro.

"Para o bom português, meus Senhores, a carreira verdadeiramente ideal é aquela que não exija preparação e em que se não faça nada sob a aparência de que se faz alguma coisa. (Porque em suma ele envergonha-se de o chamarem preguiçoso). Ora desde os tempos em que Spencer, um pouco irreverentemente, é verdade, vinha declarar que, «exigindo-se uma longa aprendizagem para se fazerem sapatos, não era precisa nem pequena nem grande para se fazerem leis», o caminho, hão-de concordar, estava naturalmente traçado. Demais aquele velho Aristóteles, que foi filósofo na antiga Grécia, escreveu ingenuamente um dia que a política era a dificílima arte de os indivíduos governarem os povos. Já lá vão séculos porém. O tempo tudo altera; alterou também a ideia: hoje é a mais fácil arte de os povos governarem os indivíduos."

António de Oliveira Salazar, in "Inéditos e Dispersos Políticos".

2 Comments:

At 11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanta sabedoria existe nesta última afirmação de Salazar. (O pior é a meia dúzia diabólica que se esconde por detrás dos povos e puxa todos os cordelinhos, endrominando e de que maneira esses mesmos povos). Quem o negar é hipócrita, faccioso, mentiroso ou estúpido. Ou as quatro coisas em simultâneo.
Maria

 
At 5:34 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Como eu gostava de ter em meu poder estas relíquias...

Bravo, Dr. Azinhal! Para não variar...

 

Enviar um comentário

<< Home