segunda-feira, janeiro 05, 2009

Compre português!

A principal razão da enorme dívida dos portugueses ao estrangeiro é o facto de terem andado durante anos a consumir acima daquilo que produzem, importando consideravelmente mais do que aquilo que exportam. Cerca de 40% daquilo que os portugueses compram em cada ano é importado (contra cerca de 15% nos EUA).
Por isso, uma companha Compre Português, não custando praticamente nada - uma consideração importante numa crise em que o bem mais escasso de todos é precisamente o dinheiro - traria grandes vantagens ao país. Primeiro, reduziria as importações e conteria a dívida externa. Segundo, permitiria manter empregos em Portugal - um bem que se vai tornar cada vez mais escasso. Terceiro, permitiria manter solventes muitas empresas portuguesas, as quais fecharam portas à taxa de 40 por dia durante o ano de 2008 (e em 2009 vai ser ainda pior). Quarto, seria de molde a restaurar um pouco o orgulho nacional num país há vários séculos erroneamente embasbacado com tudo o que é estrangeiro e fazendo gala em diminuir tudo aquilo que é seu.

(Pedro Arroja, in Compre Português)

2 Comments:

At 11:28 da tarde, Blogger Teófilo M. said...

Pois, mas o problema é que o dinheiro não chega e o que vem de fora é mais barato.

 
At 4:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Pois é, mas além do dinheiro não chegar e os produtos que vêm de fora serem mais baratos, têm, quase sempre, mais ou mesmo muito mais qualidade.
Tal campanha, a haver, antes de mais, deverá visar o orgulho nacional pondo a população a querer trabalhar e a apresentar resultados decentes.
Isto é uma questão que não pode ser encarada com tanta leviandade pois bem sabemos o que se passa e na maioria dos sectores.
Para não ir mais longe, os imigrantes arranjam trabalho e, de um modo geral, são cuidadosos e a mão-de-obra -- que é mais barata --
é qualificada.

Nuno

 

Enviar um comentário

<< Home