domingo, fevereiro 01, 2009

Ontem como hoje

«A seriedade é antes de mais a conformidade dos sentimentos com as ideias e a conformidade dos actos com os princípios. Na vida pública como na vida privada, a falta de sinceridade desalenta e fatiga: nenhum regime político que emprega a mentira como método de governação (ou se limita a verdades convencionais) pode ter crédito na alma popular.»

Salazar, in "Como se levanta um Estado", 1937

2 Comments:

At 8:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"Na vida pública como na privada, a falta de sinceridade desalenta e fatiga..."
Isto dizia com verdade Salazar. Pelo contrário estes aldrabões que dirigem o nosso país em contra-mão desde a malfadada Abrilada (que nunca seria assim classificada, caso eles tivessem sido portugueses de lei), quanto mais mentem ao povo e mais roubam o país mais energia ganham, mais alento recuperam e mais se engrandecem perante aqueles que mandam neles desde muito longe. E as recompensas imaginam-se fabulosas. Porque não se pense nem por um segundo que todos os actos políticos e não políticos por eles praticados desde há 3 décadas, são de sua exclusiva autoria e sobretudo por um amor desmedido que dedicam a Portugal e ao povo, que aliás odeiam.
De facto o que não os deixa dormir descansados desde sempre, nem de paradoxalmente trazer o nome de Salazar sempre na ponta da língua (e no pensamento), foi precisamente a integridade de Salazar, a sua imbatível honestidade, o seu inabalável patriotismo e a sua total dedicação a Portugal, cuja intransigente defesa colocava em primeiríssimo lugar. Lá bem no fundo (e também à superfície) o que eles não podem suportar por mais que vivam, é o facto de Salazar não ter sido como eles, isto é, desonesto, burlão, traficante e, pecado maior, não se ter vendido ao grande capital nem ter alienado a Pátria. Isto para eles é intolerável e imperdoável.
Com efeito alguém que é burlão, traficante, ladrão e traidor tem forçosamente que odiar o nome e a memória d'Alguém, ainda pra mais com a estatura política de um Salazar, que foi o oposto disto tudo.

Tendo Salazar tido defeitos e alguns tinha com certeza - como todos nós os temos, uns mais outros menos - mas sopesando-os e pondo em confronto a sua governação e principalmente a sua indesmentível honestidade, com as destes reles comediantes disfarçados de políticos, que todos os dias levam à cena - que eles próprios representam - mais um acto vergonhoso no Nobre palco que lhes foi cedido gratuitamente e que se chama Portugal, não podem haver pontos de contacto ou de união de espécie alguma. O seu Nome ficará indelèvelmente ligado à nossa História e quanto mais o tentam denegrir mais ele se agiganta aos olhos dos portugueses, quer eles queiram quer não. Primeiro como o Patriota que foi, depois como um grande Estadista e indefectível Português que engrandeceu, honrou, protegeu e defendeu, dedicando toda a sua existência ao país que amou mais do que porventura a própria vida, sem nunca o ter roubado, traído ou vendido. E é isto que os deixa possessos de raiva e os consome dia a dia. E que os há-de levar à cova.

A estes, os vindouros catalogá-los-ão como dos maiores traidores e criminosos de Portugal e será exactamente deste modo que eles serão retratados na nossa História. Cujo último capítulo ainda está por escrever.
Àquele, as próximas gerações saberão exaltar condignamente o seu Nome e a sua Memória. Não tenham os traidores a mais pequena dúvida a este respeito e se acaso a tiverem perguntem aos verdadeiros portugueses - e não se esqueçam das ex-colónias - o que pensam de Salazar e o que sobre o mesmo estão a transmitir aos filhos e netos, que por sua vez passarão a palavra às gerações seguintes e assim sucessivamente. Não acreditem nem façam os portugueses acreditar nas falsas respostas dadas (por pessoas propositadamente seleccionadas) aos jornalistas pagos pelo sistema, em entrevistas de rua. Essas são respostas pré-fabricadas, não valem nada. As que não o são, não passam na televisão.

Com o decorrer dos anos o nome de Salazar será desultrajado e a verdade histórica reposta no seu devido lugar. E lado a lado, não se preocupem os destractores, figurarão todos os seus defeitos e todas as suas qualidades e constatar-se-á então que estas suplantam em muito aqueles. Nada nem ninguém se pode sobrepor aos desígnios de Deus e porque Ele assim predestinou, assim será executado. E disso darão fiel testemunho aqueles que vierem depois de nós. Por mais que se desunhem os traidores.
Maria

 
At 12:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Deitei o canto do olho à TV para ver como seria apresentada a suposta vida privada de Salazar.

Tal como pensava, tratava-se de uma trapacice que pseudo cineastas tiveram o atrevimento de trazer a público.

Mas para misérias "intelectuais" destas há dinheiro e apoios.

Esta esquerdalhada não tem vergonha nem bestunto pois não percebe que o Povo já sabe das suas intensões e está farto de saber o seu objectivo. Por isso, dizem: "são os comunas..."

Muito bom o comentário de Maria.

Nuno

 

Enviar um comentário

<< Home