quinta-feira, fevereiro 19, 2009

Quem quer ser Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo?

E Viana aqui tão perto...
Quem quer ser Presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo?
Dizem que "as inscrições ainda estão a decorrer, embora já existam vários concorrentes" (Como as Marés).
Conforme já deixei escrito, este parece-me ser um dos casos em que pode razoavelmente esperar-se uma mudança, considerando o conjunto dos municípios do Alentejo Central. E apesar da pequena dimensão do concelho isso não deixaria de ter um forte significado simbólico, e psicológico, uma vez que este é um daqueles que o PCP nunca perdeu. A acontecer uma derrota esse facto acentuaria fortemente a derrocada do PCP no Alentejo.
Outra das particularidades desta eleição é que, segundo os meus palpites, este será praticamente caso único por aqui: o PS é a única força em condições de derrubar a CDU, numa Câmara onde nunca ganhou. (Será que em Montemor-o-Novo isso pode acontecer? A CDU já esteve mais firme e segura, por lá...).
Com efeito, o PSD está muito distante - apesar do notável trabalho de Costa da Silva. E não existem outros partidos.
E o PS já antes esteve quase, quase, só lhe faltando convencer três primos e uns tios, em Alcáçovas e em Aguiar, quando foi da melhor candidatura de António Silva.
Neste momento, a mobilização que está a ser centralizada no Movimento Unidos pelo Concelho de Viana do Alentejo parece-me reunir todas as condições para realisticamente pensar na vitória. O PS local está a jogar bem nessa lista de "independentes". (Será Potes Pacheco o cabeça de lista?)
Também neste caso, se houver leitores que saibam mais do que eu convido-os a partilhar aqui connosco a sabedoria.