sexta-feira, março 06, 2009

Teoremas do "57": ciclo de simpósios, em Montemor-o-Novo

Ao longo de 2009, os Cadernos de Filosofia Extravagante promovem em Montemor-o-Novo, na Livraria Fonte de Letras (sita na Rua das Flores, 10/12, junto à Câmara Municipal), um ciclo de quatro simpósios dedicados à apresentação e ao debate dos 12 Teoremas do «57», originalmente publicados em Dezembro de 1957, num número duplo (3-4) daquele órgão do Movimento de Cultura Portuguesa.
O primeiro dos quatro simpósios dedicados aos doze teoremas do 57 teve lugar no dia 1 de Março, foi coordenada por Hélder Cortes e teve casa cheia.
Elísio Gala foi o primeiro dos oradores a usar da palavra e, antes de apresentar o teorema da antropologia, fez uma breve e oportuna introdução histórica e filosófica ao jornal 57 e ao Movimento de Cultura Portuguesa. Seguiu-se a intervenção de Isabel Xavier, que abordou o teorema da poesia e, citando Álvaro Ribeiro, salientou a relevância da doutrina de Arte Poética, de António Telmo, na revalorização da poesia lírica. Por fim, foi justamente António Telmo quem falou, para apresentar o teorema do romance.