sexta-feira, maio 08, 2009

Balanço?

Ao iniciar a minha presença na blogosfera, vai fazer seis anos, e para além de outros motivos de carácter mais pessoal, tinha presente o objectivo concreto e imediato de conferir expressão pública, por este meio, a um conjunto de ideias que há muito não a tinham. Conhecia perfeitamente a situação de bloqueio existente nos meios tradicionais, e surgiu-me como viável e até vantajoso o investimento neste campo que se abria a essa aventura. A blogosfera seria a voz dos que não a tinham nos restantes media.
Existia portanto, desde o princípio, uma visão instrumental da blogosfera e da internet, e um programa consciente e assumido. Conspiração certamente que não, já que o projecto foi rigorosamente individual e nada tinha de oculto ou inconfessável. Mas programa existiu. Tratava-se de trazer a direita (o conjunto das direitas, que eu nunca esqueço a pluralidade intrinseca no conceito) de novo para a vida pública, para o debate político, para a batalha das ideias. Era ambição demais? Admito, mas era preciso.
Primeiro que tudo construir um foco de irradiação com epicentro na blogosfera, e estar atento ao que ocorria fora dela. A seu tempo se veria o mais.
Entretanto, passaram quase seis anos, seis anos em que efectivamente houve essa presença aqui, para o melhor e para o pior. Estivemos presentes. Seja qual for o balanço a efectuar, as marcas dessa presença estão à vista, disponíveis a todos, podendo cada um fazer o seu inventário de perdas e ganhos.

4 Comments:

At 5:33 da tarde, Blogger LADY-BIRD, ANTITABÁGIKA, FÃ DO JOMI LOL E JÁ AGORA DOS NOSSOS AMIGOS ANTI-TECNOLOGIAS: MARCHANTE (se não existissem tinham que ser inventados) said...

como eu sou muito bem mandada (http://do-futuro.blogspot.com/2009/05/mau-manuel.html) e concordo que a direita tem que se reerguer (lá vou ter o CIS à perna) venho aqui dizer para continuar esse seu bom trabalho, porque a blogosfera nacional precisa de si!ah e do João Marchante também (pensava que se escapava?)!

beijinho

 
At 12:37 da manhã, Anonymous Anónimo said...

O balanço é positivo, os ganhos, muitos. Ser este um Blog de referência lido por toda a gente, parece-lhe pouco?
Maria

 
At 11:43 da tarde, Blogger Miguel Vaz said...

Este blogue é um dos pilares de uma certa blogosfera. Já basta a ausência do Pedro Guedes e a intermitência do Bruno Oliveira Santos. Este blogue não é um projecto, é uma missão! Não desespere!

 
At 9:56 da manhã, Blogger Humberto Nuno de Oliveira said...

Nem penses Manel, nem penses...
Um abraço

 

Enviar um comentário

<< Home