sexta-feira, maio 22, 2009

Sobre as sondagens e as eleições europeias

O "Expresso" divulgou uma nova sondagem feita pela "Eurosondagem" sobre as intenções de votos dos portugueses nas próximas eleições europeias.
De acordo com os resultados publicados, daqueles que tencionam votar há 34,3 % que dizem ir votar PS, 32,1 % que declaram ir votar PSD, 10,1 % que têm o propósito de votar BE, 8,9 % que planeiam votar CDU, e 6,9 % que estão decididos a votar CDS.
Houve 21,9 % que ficaram incluídos nos "não sabe/não responde".
E houve 7,7 % que disseram ir votar noutros partidos (portanto substancialmente mais do que os que se propõem votar no CDS, quinto classificado da lista)
Da informação disponível não consta qual a percentagem dos que pura e simplesmente não tencionam votar.
Talvez amanhã o "Expresso" revele mais, na ficha técnica. Em que data foi feita a sondagem? Quantos foram os sondados? E quem foram, como se caracteriza o universo dos sondados? Qual foi a técnica usada? Qual o questionário apresentado?
A escassez dos dados não permite extrair conclusões seguras, mas justificariam algumas considerações sobre as limitações das próprias sondagens e sobre o papel das mesmas no condicionamento dos resultados eleitorais.
Enfim, para já duas observações que não podem deixar de ressaltar a qualquer analista distraído: houve 21,9 % dos que tencionam votar que não revelaram opção de voto; e houve 7,7% dos que disseram já ter feito a opção que declararam ir votar "noutro partido" que não algum dos cinco propostos pelos sondadores.
Considerando que ninguém prevê que haja menos de 40 % de abstenção (na realidade, é provável que se aproxime mais dos 60 % ...) e verificando-se que de entre os que estão decididos a votar há 21,9 % que não sabem ou não querem dizer em quem, e que há 7,7 % que estão decididos a votar "noutro partido", ficam-nos algumas interrogações. Mas ficam para a próxima.

2 Comments:

At 9:38 da tarde, Blogger Manuel said...

Já existe a "Ficha Técnica":

Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, S.A. para o Expresso, SIC e Rádio Renascença, de 17 a 20 de Maio de 2009.
O Universo é a população com 18 anos ou mais, residente em Portugal Continental e habitando em lares com telefone da rede fixa.
A amostra foi estratificada por Região (Norte – 20,0%; A.M. do Porto – 13,9%; Centro – 29,4%; A.M. de Lisboa – 27,1%; Sul – 9,6%), e aleatória no que concerne ao Sexo e Faixa Etária, de onde resultou Feminino (51,8%), Masculino (48,2%) e 18/30 anos (21,0%), 31/59 anos (53,7%) e 60 anos ou mais (25,3%), num total de 2.048 entrevistas telefónicas validadas, que correspondem a uma taxa de resposta de 83,2%.
O objecto da sondagem foi a intenção de voto para eleições europeias.
O resultado projectado da intenção de voto, é calculado mediante um exercício meramente matemático, presumindo que os 21,9% respondentes “Ns/Nr” se abstêm.
O erro máximo da Amostra é de 2,17%, para um grau de probabilidade de 95%.

O Responsável Técnico da Eurosondagem
Rui Oliveira Costa
Lisboa, 21 de Maio de 2009

 
At 10:18 da tarde, Blogger harms said...

Já nos chegam 5%. Esperemos é que aquelas produções recém-surgidas não consigam grande expressão. Do MMS não se espera nada. O MEP, com os apoios que tem por trás é que talvez aspire a qualquer coisa mais. Já para não falar dos dois deputados que o PPM vai eleger, mas isso é outra conversa.

 

Enviar um comentário

<< Home