sábado, agosto 20, 2005

Os blogues vistos das redacções

No "Diário de Notícias", sobre "O Verão quente de Sócrates", escreve a dado passo Filipe Santos Costa:
Blogosfera - Os blogues são o meio que mais tem zurzido no Governo. Que importância tem isto, sendo a sua audiência tão limitada? É que os blogues de política são bastante lidos nas redacções dos media tradicionais e, desta forma, condicionam em certa medida o olhar da comunicação social. Este efeito foi notório no caso da Ota e do TGV - cerca de 70 blogues, entre eles os mais influentes, fizeram campanha exigindo informação sobre estes projectos, o que terá ajudado a manter a atenção sobre o assunto. Nos cursos de jornalismo chama-se a isto agenda setting, ou seja, a escolha dos assuntos que são notícia.

Depois do texto dos colegas Marina Almeida e Miguel Gaspar, parece que o debate sobre a blogosfera continuou vivo no matutino da Avenida da Liberdade. Curiosa é a polarização de opiniões: sobre o que uns viam como acentuada irrelevância declara este que está a comandar as agendas. Não é dizer pouco.