segunda-feira, maio 31, 2004

De novo as prisões revolucionárias

Retomando o fio do assunto levantado pelos blogueiros de "O Acidental" resolvi escrever mais um breve apontamento sobre o tema.
Como todos os leitores terão notado, a reacção geral quando se fala em perseguições puramente políticas, prisões ilegais generalizadas, até em torturas, no apogeu da gloriosa revolução, é de incredulidade e descrença.
Outra reacção muito vulgar é a dos que acreditam nuns excessos, mas logo os desvalorizam porque se terá tratado de algo muito localizado e que afectou um punhado de pessoas - uns incidentes isolados e lamentáveis (como os do Iraque...). E ainda por cima os lesados foram uns tantos reaccionários, ligados ao antigo regime ou a conspirações várias, para além dos tenebrosos pides...
Em todo o caso o que nunca será de admitir é que se tratou de uma autêntica vaga de fundo, que exprimia a natureza do processo em marcha, e que pelas dimensões que atingiu demonstra ao que se teria chegado se não tivesse havido a reacção vital que pôs fim à marcha da revolução. Nunca por nunca se pode admitir que se tratou da expressão viva da implantação, que estava em curso, de um regime paranóico e obsessivo, histérico e frenético a procurar inimigos por todos os lados, e em crescendo de fanatismo e de repressão cada vez mais acentuada - um regime onde chegou a colocar-se em marcha o sistema cubano dos CDRs (comités de defesa da revolução), pretendendo instituir a delação como regra imperativa, a par das várias polícias políticas embrionárias (era o COPCON, era a 5ª Divisão, eram não sei quantos serviços de informações militares e civis paralelos, todos já com o poder prático de prender discricionariamente).
A verdade dos factos não corresponde a essa versão açucarada. Para se compreender o que estou a dizer, a forma já generalizada e indiscriminada com que se exercia a repressão contra todos os suspeitos de dissidência em relação ao rumo dos acontecimentos, quero lembrar aqui o caso do grupo de extrema-esquerda MRPP, hoje só falado por causa do nosso actual primeiro-ministro.
A razão por que falo desse agrupamento é outra: com efeito, para quem conhece a história da implantação dos regimes comunistas nos países onde vigoraram, é particularmente significativo o momento em que as depurações conduzidas pelo aparelho repressivo instalado deixam de se dirigir apenas contra os inimigos tradicionais (a burguesia, a reacção, o fascismo, os monopolistas e latifundiários, e outras entidades do bestiário da revolução) para se virar também contra a concorrência à esquerda (os aliados objectivos da burguesia, os esquerdistas, a falsa esquerda, os desviacionistas, os revisionistas, os traidores, e quejandas entidades também invocadas nos processos revolucionários).
Ora no nosso caso torna-se particularmente significativo recordar o caso do MRPP. Como se recordarão alguns, desde muito cedo o referido grupo conquistou a antipatia dos donos da revolução, civis e militares, devido à agitação a que se dedicava - e concretamente a sua linha "anti-cunhalista", ou "anti-socialfascista", como se dizia, que praticamente equiparava o "partidão" ao regime derrubado. Por causa disso houve logo prisões, ainda selectivas, como foi o caso dos chefes, tanto Saldanha Sanches como Arnaldo Matos e outros. E houve também perseguições políticas, traduzidas por exemplo no encerramento e proibição do "Luta Popular" e na proibição de concorrer às eleições em 1975 - sem chegar ainda à ilegalização total. Mas a um dado momento, alegando-se não me lembro bem que pretexto, dá-se o assalto geral contra as sedes e as estruturas do MRPP.
A vaga de prisões deu-se sobretudo a 28 de Maio de 1975. Pois sabem os senhores quantos militantes e simpatizantes do MRPP foram arrebanhados e levados para as cadeias - numa mega operação militar-policial de desmantelamento político, contra pessoas a quem indubitavelmente só podia atribuir-se como delito a sua opção política de momento?
Saibam que foram 432 (quatrocentos e trinta e dois). Apenas do citado grupelho de extrema-esquerda, e num período de tempo curtíssimo. O que pensam os leitores da contabilidade a que se chegaria se fosse feita a conta a todos os outros?
Ainda parece que os tais acontecimentos foram apenas uns poucos actos esporádicos, dirigidos contra quatro ou cinco patifórios vindos do antigo regime, e compreensíveis dado o momento de exaltação popular que se vivia?

Poeiras no Sapo?

Encontrei por acaso e quando li fiquei perplexo: por mais que olhasse só lia "poeiras no sapo". Repeti, concentrei-me melhor, e acabei por perceber (esta cabeça já não é o que era). Trata-se da Juventude Popular de Oeiras, que tem um sítio alojado no Sapo. Saúdo o aparecimento na rede dos jovens da linha, que desejo sinceramente sejam mais desempoeirados do que por lapso os julguei ao olhar distraído.

Parabéns!

Este blogador de Castelo Branco fez 18 anos!
Já estão aí a roer-se de inveja, não é? Bem, eu por mim confesso que também já fiz... Não digo é quando.
Vão lá cantar os parabéns ao moço!

Blogoalandroal

Aos nossos amigos do "Alandroal" (sim, aqueles do encontro de blogues...) juntam-se agora os do "Alandroal Jovem". O concelho dos três castelos conta já com equipas de seniores e de juniores a alinhar na blogosfera. Bem vindos!

A poesia de Couto Viana

Há pouco tempo, discretamente, a Imprensa Nacional/Casa da Moeda editou dois volumes contendo a obra poética de António Manuel Couto Viana.
Como se deduz da leitura da respectiva apresentação, o motivo próximo foi a passagem dos sessenta anos da actividade literária do autor.
Corresponde à verdade essa constatação cronológica. Couto Viana estreou-se em livro há mais de sessenta anos. E também é verdade que o seu nascimento ocorreu em Janeiro de 1923.
(Será fatalidade que os poetas só sejam devidamente reconhecidos quando morrem?)
Estando agora a decorrer a Feira do Livro, e tendo eu em especial estimação a obra e o autor, resolvi expressar aqui o meu apreço e a minha admiração, e publicar alguma coisa a tal respeito. Foi ele que escreveu que a melhor homenagem a um poeta é decorar-lhe os versos; irei publicar alguns, em próximos apontamentos. Até breve.

Memórias de um fascista

Os leitores mais letrados julgarão que estou a referir-me ao curioso livro do jornalista e musicólogo Lucien Rebatet que foi publicado há alguns anos pela "Livros do Brasil", na colecção "Dois Mundos".
Mas não, não é disso que estou a falar. Estou a referir-me a um não menos curioso conjunto de textos que têm vindo a ser publicados neste não menos curioso "Fascismo em Rede"... Vale a pena a leitura, tanto a anti-fascistas como a fascistas (se ainda os houver...)

domingo, maio 30, 2004

Permanecer e criar

Na hora que passa pareceu-me oportuno transcrever um poema que Couto Viana em tempos dedicou a Rodrigo Emílio. É para ler sempre, mas sobretudo quando tudo nos dá vontade de fugir. Por mim reproduzo-o a pensar no Pedro e no Bruno, infatigáveis companheiros desta odisseia blogosférica.

PARA HOJE

É preciso ficar, aqui, entre os destroços,
E cinzelar a pedra e recompor a flor.
É preciso lançar no vazio dos ossos
A semente do amor.

É preciso ficar, aqui, entre os caídos,
E desmontar o medo e construir o pão.
É preciso expulsar dos cegos dias idos
A insónia da prisão.

É preciso ficar, aqui, entre os escombros,
E libertar a pomba e partilhar a luz.
É preciso arrastar, pausa a pausa, nos ombros,
A ascensão de uma cruz.

É preciso ficar, aqui, entre as ruínas,
E aferir a balança e tecer linho e lã.
É preciso o jardim a envolver oficinas:
É preciso amanhã.

ANTÓNIO MANUEL COUTO VIANA

Novas do mundo do circo

Princípio maior para os novos tempos: poderá faltar o pão, mas o circo que nunca falte.
Estamos quase no mega acontecimento futebolístico que ao que dizem irá trazer-nos uns largos milhares de exemplares da matulagem mais ordinária que circula pela Europa. Dizem que é a taluda para a nossa indústria turística. A ver vamos. Em todo o caso será uma festa para televisões e outros anexos do comércio do entretém. E mantém o povinho ocupado.
A selecção nacional já começou a mostrar o que vale, esmagando o Luxemburgo. É animador. Espera-se igual brilho frente a Andorra, ao Liechstenstein e a São Marino, se estes cá jogarem.
Entretanto já começou a agitar as multidões o famoso Rock in Rio (mais precisamente, em Monsanto e em Chelas). Entra o Paul McCartney, o Peter Gabriel... Parece um desfile da terceira idade. Mas as massas afluem, escorre o dinheiro e a cerveja. É bom: mantém o povinho ocupado.
Aqui em Évora também estamos em ambiente festivalesco. Ontem queimavam fitas umas quantas centenas de jovens universitários, e como é de uso acorreram não sei quantos milhares de paizinhos e outra parentela emocionada. Foi curioso de se ver o resultado, sobretudo pela antevisão do pandemónio que nos aguarda nestes meses mais próximos. Como era de prever, ao menor afluxo de tráfego o trânsito entope e pára, a cidade torna-se um gigantesco engarrafamento. E o pior é que não há qualquer sítio para estacionar uma viatura, para quem queira simplesmente deixar o burro à entrada da cidade e caminhar a pé.
Já trabalham as equipas de montagem do arraial da Feira de São João. Indiferentes à passagem dos séculos, tratam de tudo nos mesmos locais onde a Feira ficava bem há quinhentos anos. Nos últimos meses, com as obras ainda em curso na zona envolvente, foram eliminadas largas centenas ou milhares de lugares de estacionamento que ainda o ano passado serviram para esse fim, mesmo que em infernal balbúrdia. Como vai ser de ora em diante? A Senhora Câmara já pensou nisso?
Enfim, certo mesmo é que a Feira continua. O povinho continuará ocupado e entretido.
E não querem ver que me esqueci das eleições!...

sábado, maio 29, 2004

A nossa Feira do Livro

Uma das terras minhas amadas

Eleições à porta

Embora não se note, começa hoje oficialmente a campanha para as eleições europeias de 13 de Junho.
Na minha volta matutina pela cidade só encontrei uns cartazes grandes da CDU e um melancólico veículo engalanado com o letreiro "Forca Portugal", a debitar música enfadonha. As maiores manifestações localizáveis da dita campanha já estão há muito a enfeitar as rotundas que circundam o burgo, são os famosos outdoors que enchem o país e cujos custos os especialistas avaliam em pelo menos setenta ou oitenta mil contos dos antigos por cada mês de exibição - mas são oficialmente pagos com umas míseras dezenas de milhares de euros que os partidos respectivos apresentam depois nas contas da campanha (verdade esta que por mais absurda que se apresente terá depois chancela de aprovação superior).
Entretanto, antes dos eleitores votarem os grandes meios de comunicação e os donos deles já fizeram a sua selecção prévia. A acreditar nos boletins de voto as listas em competição são treze, mas quem ler o "Expresso" de hoje (é o mais importante órgão da imprensa escrita que se publica no país) ficará convencido que existem apenas cinco listas concorrentes.
Enfim, o que dizer disso? Provavelmente, apenas que cada um faça o melhor que puder.
É preciso ter sempre presente que em política de nada vale sermos excelentes, magníficos, se o povo não chegar a saber. Estabelecer canais de comunicação com as massas e entre as massas, que ignorem as barreiras e as defesas próprias do bloqueio instalado pelos instalados, é talvez o problema técnico crucial da actividade política no nosso tempo.

Manuelinho

Apareceu mais um blogue eborense, o Manuelinho. Este é jovem, barrosista, e tem ambições políticas. Lá em casa dedicam-se aos estudos universitários, com especialização em presuntos.
Também não aprecia o Dr. Ernesto, coisa que parece ser comum na blogosfera local (ainda bem que existem o Monarca Pinheiro, o Alberto Magalhães, o Luís Carmelo, e mais uns tantos rapazes fixes, senão ainda tínhamos o infeliz senhor para aí às voltas com alguma depressão).
Como mandam as regras, aqui estou a desejar ao Manuelinho o bom sucesso da tarefa a que se lançou.

sexta-feira, maio 28, 2004

Controlo de fronteiras

Estarão a entrar em Portugal todos os dias 179 estrangeiros ilegais?
Como é do conhecimento geral, o Governo decidiu repor em Portugal o controlo nas fronteiras, para garantir a segurança interna durante o Europeu de futebol e o Festival Rock in Rio-Lisboa.
Tal medida entrou em vigor há apenas três dias. Voltámos portanto a ter fronteiras, desde anteontem, e voltou a existir alguma fiscalização, embora por meio de brigadas móveis e não com reabertura dos antigos postos fronteiriços.
A notícia está em que o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) anunciou já publicamente os resultados do primeiro dia dessa actividade fiscalizadora. Nesse primeiro dia de fiscalização das entradas em Portugal, anteontem, o SEF recusou a entrada em Portugal a 179 estrangeiros, na sequência da simples verificação dos documentos.
Segundo o SEF, as recusas de entrada ocorreram porque os cidadãos em causa estavam ilegalmente no espaço Schengen ou não tinham visto ou documento válido para entrarem ou permanecerem em Portugal. A maioria das recusas incidiu sobre cidadãos marroquinos, romenos, ucranianos e brasileiros. Só no dia referido o SEF recusou a entrada a dez estrangeiros na zona Norte – postos de Valença e de Quintanilha –, 22 no Centro – área de Vilar Formoso e Monfortinho –, 72 no Alentejo – a maioria no posto de Caia – e 75 no Algarve – sobretudo em Castro Marim e Vila Real de Santo António.
A medida em questão, o controlo documental nas fronteiras terrestres portuguesas, está prevista para durar entre 26 de Maio e 4 de Julho. Depois voltará tudo ao mesmo.

Dilema Eleitoral

Páginas para guardar

Um belíssimo artigo de Manuel Brás, a evocar a passagem dos dois meses sobre o falecimento de Rodrigo Emílio. Para ler e guardar.
E volto com o meu entusiasmo pelo artigo de Hipólito Raposo denominado "A Paixão de Évora-Monte": tenham paciência, mas para qualquer um que sinta o encanto da boa escrita e tenha o fascínio da História, o texto tem que ser mesmo para imprimir e ler muitas vezes, saborear lenta e pausadamente. Era o que queria dizer à rapaziada, e não ficou claro no recado anterior.

Encontro de blogues Expo-Guadiana


Está à porta o congresso da blogosfera.
É já a 3 de Julho, falta só um mês, para prepararem as intervenções e fazerem as malas.
Inscrevam-se, carago!
O pessoal do Alandroal já está a ficar com os lugares todos preenchidos.
Depois quem quiser vir fica sem almoço...

Feira do Livro

A notícia está em que a Feira do Livro foi prolongada até ao dia 10 de Junho, como razoavelmente se impunha e era tradição.
Portanto, quem passar pela zona do Parque Eduardo VII não pode perder o acontecimento, que, esteja ou não em crise (desde sempre que ouço dizer que está em crise), é sempre um acontecimento para quem sente aquele prazer indefinível de se perder entre livros, montanhas de livros. Quem não puder ir não ganha muito em visitar o site criado para a Feira, que é realmente demasiado fraquinho e mal concebido para uma realização desta relevância.
Entretanto, quem passar em Évora, pela Praça do Geraldo, encontra já as barraquinhas da nossa Feira do Livro. Também temos uma!

A paixão de Évora-Monte

Nestes últimos dias de Maio, ao passar nas Portas de Moura, olhando para o lado de cima, para o lado da Sé e do Paço Episcopal, ou olhando para o lado de baixo, para o lado do Senhor da Pobreza, lembra-me o coração os dias de agonia que aqui viveu há cento e setenta anos aquele que no dizer de Oliveira Martins foi "o último rei que o povo amou em Portugal". Foi a 26 de Maio que o General Lemos, após decisão do Conselho reunido no Paço, assinou em Évora-Monte a Convenção que os vencedores impunham; foi a 27 que o Sr. D. Miguel, das janelas do Paço, hoje Museu, deu a conhecer a todos o facto consumado, face à impossibilidade de continuar a combater; foi na madrugada de 30 de Maio que o Rei Proscrito desceu a Rua de São Manços e saiu pela Porta do Senhor da Pobreza, rumo a Portel, para atravessar o Alentejo, até Sines, por Ferreira e Alvalade, por entre ameaças de bandos de assassinos e ladrões. Foi em Sines que El-Rei partiu, para nunca mais. Recordo sempre com emoção o mais belo texto que alguma vez me foi dado ler sobre esses dias de 1834: a magnífica evocação que Hipólito Raposo publicou em "A Voz" no dia 26 de Maio de 1934, no centenário da Convenção. Aos meus amigos leitores: é obrigatório ler e reler "A paixão de Évora-Monte".

quinta-feira, maio 27, 2004

Prémios Camões?

Ora digam-me se a blogosfera não se está a mostrar um viveiro de talentos, uma manifestação viva de cultura e criatividade, em chocante contraste com a monotonia ronceira e cinzenta da nossa imprensa escrita? (- E isso é que lhes dói!...)
Aqui o Manuel Azinhal, em visão futurante, indigita desde já pelo menos dois candidatos a Prémios Camões: o BOS e o Dragão.
E vou alinhar nos respectivos clubes de fans!

Salazar gear?

Estes americanos são loucos, como diria o Obélix. Mas tem que haver uma mãozinha portuguesa, olá se tem. Salazar gear? Quem será o dinâmico e inventivo empreendedor que se lembrou disto? E depois da loja online? Está previsto o franchise? Vai abrir uma lojinha no Colombo? Mesmo ao lado da FNAC? E a Ana Salazar deixa?

Para pensar "A Paixão" de Mel Gibson

Apareceram dois interessantes textos na blogosfera ainda relacionados com o filme de Mel Gibson. Numa perspectiva católica, escrevem Teresa Martins de Carvalho e o Padre Pablo Arce Gargollo. Ambos para ler, e rever "A Paixão".

quarta-feira, maio 26, 2004

Afinal sempre há eleições?

Chega a duvidar-se de tal, considerando a invisibilidade do facto.
Mas dei por mim a pensar que elas existem quando vi a notícia dos ataques do Dr. Durão Barroso ao seráfico prégador baptista Francisco Louçã: diz o primeiro-ministro que este "é desonesto intelectualmente e insuportavelmente arrogante e não merece qualquer resposta". Sendo verdadeira a afirmação, a atitude não deixa de ter aspectos intrigantes. Isto foi dito pelo chefe do governo perante o mais solene auditório do país, e de forma a ter a maior amplificação possível. Sendo notório ainda que já se trata de repetição. E sendo mais que evidente a forma como vai tratando de lhe responder, reiteradamente, em frente das televisões todas, enquanto diz que ele não merece resposta.
Ora o ilustre político que é o nosso primeiro sabe muito bem que na circunstância a melhor forma de desvalorizar o beato Louçã e o seu agrupamento é ignorá-lo - e sabe perfeitamente que as acusações e o esbracejar frenético do grupinho destinam-se precisamente a conseguir publicidade.
Ao dar-lhes troco, e promovê-los a protagonistas de um debate público, ignorando a oposição oficial e institucional, durão manhoso está conscientemente a colaborar na elevação do berloque de esquerda ao papel de aparente e visível força propulsora da oposição. Para depois, evidentemente, como já fez, andar a bramir que esta anda a reboque de um grupelho de extrema-esquerda.
Ou seja, e falando francamente: o Dr. Barroso quer que o berloque tenha o maior número de votos possível, e roa as bases eleitorais do PS e do PCP. Aprendeu e não esqueceu que a inconsistência e efemeridade dos esquerdismos vários, a que Lenine oportunamente crismou de "doença infantil do comunismo", não colocam perigo algum para as forças da situação.
Ao contrário, devidamente utilizados, os esquerdismos folclóricos servem para abalar e destruir a esquerda viável - aquela que ele tem receio que possa reforçar-se eleitoralmente. Escolheu portanto o berloque como o catalizador ideal do voto anti-barrosista, precisamente por ser o mais seguramente inconsequente.
O Dr. Barroso está a impulsionar o berloque loução como em tempos outros promoveram o MRPP, como a força desestabilizadora e desestruturante ideal contra a esquerda portuguesa.
Com que então não há eleições?!!!

terça-feira, maio 25, 2004

Marx Bessa ao ataque

Hoje deu-me para recomendar leituras: ora sirvam-se, e saboreiem esta entrevista de António Marques Bessa. Aula de ciência política.
Pequeno aperitivo: "a elite política faz aquilo que a deixam fazer. Se tem uma população com uma cultura política mínima ou inexistente, não há limite para aquilo que a classe política pode fazer. E isso vê-se em coisas tão simples como o facto de, em anos de crise, a classe política ter-se reproduzido, aumentando os seus rendimentos".

Sevícias à portuguesa

Já depois de ter chamado a atenção para a sua existência, resolvi transcrever parte do artigo/depoimento de Walter Ventura publicado hoje em "O Diabo". Sublinho a sua relevância, até porque o Walter não é dos que falam muito - na verdade não gosta nada de andar por aí a exibir as vísceras, como ele diria.
Outros poderiam continuar, como é o caso de José António Veloso, aludido no texto embora o Walter não se lembrasse de mais precisa identificação (creio que os alunos da Faculdade de Direito de Lisboa o identificarão mais facilmente). José António Veloso nunca até hoje publicou uma linha sobre este assunto.
Também seria interessante que outras pessoas, e estou a lembrar-me de um certo psicólogo que há pouco tempo foi candidato à Câmara de Cascais, prestassem o seu depoimento. O Walter, preso havia muito tempo e ainda durante bastante tempo, não podia então saber de tal, mas o referido actual psicólogo e então Capitão Dinis de Almeida esteve presente e participou pessoalmente nos factos ocorridos no Ralis e de que o Walter só viu os resultados, quando lhe apareceram em Caxias os indivíduos de maca e ensanguentados a que se refere, sobretudo o Marcelino.
E não foi o único oficial do Exército a ter co-autoria nessas proezas.
Mas fico por aqui. Já estou demasiado mal disposto, e já dei contributo bastante para a campanha de "O Acidental". Leiam o excerto das memórias do Walter, que é prosa educativa à brava.

"De repente, não percebi bem como, a questão das sevícias praticadas pelos nossos admiráveis revolucionários militares aprilinos apareceu à luz do dia.
Uma chatice, a enodoar uma revolução tão casta e tão incruenta que obrou daqueles bons frutos através dos quais é possível aquilatar a casta da árvore mãe.
Cá por mim, que tive a honra prazerosa de passar dois anos e pico nos cárceres da liberdade, a questão já estava esquecida, salvo quando, em encontros com amigos velhos desses tempos, recordamos peripécias e inépcias dos "capitães de Abril" que tivemos o gosto de conhecer - e gozar- nos bons tempos do prec no prato.
E foi, de facto um prato.
Verdade seja que alguns dos presos da liberdade se deram mal com quem lhes saiu na rifa. Lembro-me de ver o Marcelino da Mata - um herói com Torre e Espada ganha no campo da honra e não numa cerimónia do 25 de Abril em que emparelhasse com uma qualquer D. Isabel do Carmo - entrar de maca no Forte de Caxias. Com ele vinham mais uns dez presos que haviam passado uns oitos dias no Ralis, nunca se apurou por que razões.
Eram todos pessoas ligadas, directa ou indirectamente à Guiné. Curiosamente, só dois ou três ainda estão vivos, tendo a maioria morrido na flor da idade.
Um deles, o meu amigo Coelho da Silva, um fuzileiro corajoso se bem que um tanto louco, fora caçado com a mulher, em fim de gravidez, em plena Praça da Figueira. A mulher, já não sei se a caminho do Ralis se dentro do simpático quartel, levou um pontapé na barriga que lhe provocou um aborto instantâneo. Um "jeep" transportou-a até às imediações do Hospital de São José, onde foi abandonada. 0 Coelho da Silva apenas foi sovado, durante alguns dias até ser levado para Caxias.
À minha cela foi parar um moço de vinte e poucos anos, licenciado em Direito e filho de um juiz que estava numa cela ao lado. Não recordo os nomes, apenas o apelido: Veloso. Contou-me, o que aliás me foi confirmado pelos restantes membros do grupo que acabei por conhecer graças a mudanças sucessivas de cela para cela, que durante dias tinham sido torturados, pai frente ao filho, amarrados a duas cadeiras. 0 pai já dobrara os 60 anos e sofria do coração.
Os dois que chegaram em pior estado foram o Marcelino da Mata que esteve sujeito a choques nos testículos e que tinha ferimentos graves num joelho por lhe terem dado pontapés exactamente onde tinha alojados estilhaços de granada e um outro indivíduo - de momento não recordo o nome e não tenho à mão os apontamentos que então fiz - que fora encarregado de um destacamento das Obras Públicas na Guiné, chegou-nos de maca, apenas vestido com umas cuecas ensanguentadas e com o corpo coberto de ferimentos.
Em Caxias também houve alguns casos interessantes. Recordo que numa dada altura, fui de castigo para uma cela onde estava um homem dos seus 70 anos que na juventude pertencera episodicamente à Pide e mais tarde enveredara por outra profissão. Chamava-se Dá Mesquita e oscilava entre períodos de calma, durante os quais se mostrava pessoa educada, de fino trato e bastante simpática e outros de terrível excitação em que me era penoso suportá-lo.
Contou-me repetidamente que um dia fora levado até ao pátio interior do fortim e, com todas as regras do cinema de mau gosto, amarrado, vendado e encostado ao paredão. Os soldados que o acompanhavam, alinhados à sua frente, receberam ordens de preparar as armas, manobraram as culatras e dispararam à voz de fogo.
É verdade que dispararam para o ar mas foi demasiado para o pobre homem que nunca mais conseguiu recuperar da gracinha.
Não foi a única simulação de fuzilamento que os dignos militares revolucionários engendraram para se divertirem um bocadinho.
"

Para não tomar partido

Depois de ter estabelecido um link para o famigerado "blogue oficioso do CDS" (barnabé dixit!..) não me resta alternativa senão colocar também link para o "Tomar Partido", que é o blogue onde Jorge Ferreira faz o prodígio de escrever "um diário sem periodicidade certa" (fina, esta ironia).
O Dr. Jorge Ferreira, com o exemplar fair-play que sempre o caracterizou, vai aqui dando pública expressão à sua conta-corrente com o CDS restante.
Fica assim reposto o equilíbrio, no ping-pong entre o CDS que houve e o CDS que há. Eles adoram-se!..

Ainda as torturas depois de Abril

Na sequência da campanha lançada por "O Acidental" (blogue oficioso do CDS, no dizer dos barnabés... embora eu só lá encontre assinaturas do PPM) foi publicado hoje no semanário "O Diabo" um importante depoimento do jornalista Walter Ventura (mais de dois anos de experiência em Caxias). Imprescindível ler, a quem ainda esteja interessado no tema. Mas é preciso comprar o jornal, já que este não tem edição em linha.

Eis o Mendo, em entrada fulgurante

No Lusitana Antiga Liberdade, surgiu o Mendo no esplendor da cultura e da inteligência com que o Senhor o dotou. Pena é que tanta vez se perca lá pelos espaços etéreos a que subiu...
Leiam o artigo, se fazem favor.

Leituras na blogosfera

Inspirado mesmo, este Dragão. Em que ignota caverna terá estado escondido durante esta eternidade em que nos faltou?
Fumarento e poluidor, ostensivamente hedonista, remando contra os ditames dos tempos novos e assépticos que vivemos, este adorador de charutos.
E também é eurocandidato!
Teimoso e persistente, este candidato a grande educador do fascismo lusitano. Não quer convencer-se que fala para orelhas moucas.

segunda-feira, maio 24, 2004

O bloqueio

E como se fura o bloqueio, perguntais vós?
Responderei à maneira de Sun Tzu: um bloqueio não se fura, a não ser que se possua força de choque largamente superior à do inimigo. Não sendo esse o caso, qualquer tentativa de investir contra o bloqueio traduz-se em esbanjamento de meios, que nos conduzirá à exaustão. O inimigo estará em vantagem insuperável. Investir assim é tentação de animais de chifres.
Normalmente, um bloqueio rodeia-se - dá-se a volta, para surgir em zona que o inimigo tenha desprotegida. Para tal é preciso encontrar caminhos que não estejam bloqueados, e escapar por aí, surgindo implantado em terreno que estava desguarnecido. Um bloqueio tem sempre falhas, pontos insuficientemente guardados. O leão não os encontrará, mas a raposa sim.
Quando somos mais fortes, podemos fazer de leão. Quando somos mais fracos, teremos que ser raposas.
Acontece, amigo, que nestes meses mais chegados temos feito a prova de alguma coisa. Digo mesmo que no campo que escolhemos o inimigo não nos levou vantagem.
E só três ou quatro praticamos na mesma linha. Se fossem quinze ou vinte, o que seria?

Candidatos às Europeias na Blogosfera

O blogonauta Luís Humberto Teixeira, do "Reciclemos",ele próprio candidato, deu-se ao trabalho de inventariar quais os blogonautas que são candidatos às próximas eleições europeias, identificando os respectivos blogues.
Reproduzimos a lista, por ordem alfabética dos partidos a que pertencem as candidaturas.

Candidatos ao Parlamento Europeu com blogue:
Luís Humberto Teixeira (Reciclemos!) - MPT - 11º lugar
João Carvalho Fernandes (Fumaças) - PND - 19º lugar
Bruno Oliveira Santos (Nova Frente) - PNR - 5º lugar
Duarte Branquinho (Pena e Espada) - PNR - 9º lugar
Pedro Guedes (Último Reduto) - PNR - 14º lugar
Ana Gomes (Causa Nossa) - PS - 3º lugar

Aqui fica a lista. Quem conhecer mais que se acuse.

domingo, maio 23, 2004

Inconveniências

Como os leitores já notaram, sou pouco respeitador das reverências instaladas.
Os bonzos, os gurus, as santidades da praça, como dizia Sá de Miranda, não me causam temor reverencial, bem longe disso. Então a espécie conhecida pela denominação consagrada de comentadores, uns que se entretêm a perorar sobre tudo e sobre nada enquanto a realidade os desmente e lhes faz figas, causam-me especial aversão.
Tal é o caso do Professor Marcelo, exemplar maior da espécie, que por aí continua imperturbável debitando opiniões pagas à peça, sempre em roda livre girando como um verdadeiro moinho de palavras. Mas não é caso único. Não é preciso falar em Pedro Santana Lopes, personalidade mais digna de enfileirar numa galeria humorística, tão caricatural se me afigura o seu gesticular de presença, necessidade ingente de quem sobrevive da atenção que consiga reunir. Consagrado agora está o santarrão da Marmeleira, meditativo e barbudo descendente do matador da bela Inês, que aplica a tortuosa mente de velho estalinista ao deslumbramento de novos sóis. Na escrita e nas formas mentais não se lhe descobre mudança - e ai de nós se um dia lhe parasse nas mãos mais poder que o resultante da palavra assalariada, de que faz modo de vida.
E não se esgota neste Pacheco Pereira o elenco mais representativo. Mesmo sem ser preciso olhar para exemplares menores que mesmo em bicos de pés não excedem a insignificância, tais como os novos escribas todo-o-terreno, tipo João Pereira Coutinho ou a desgraça de descendente de João Bigotte Chorão (notório acto falhado, de que nenhum progenitor está livre). Estes são filhos família que nem sequer têm vida para encher a prosa.
Outros há, de mais peso e maior vulto. Um que pessoalmente me serve de referência para explicar as razões da minha antipatia pela espécie é o conhecido por Vasco Pulido Valente (só muito tarde vim a saber que não é pulido nem valente).
Este passarão tem algum mérito literário, a que se arrima e encosta para encobrir o vácuo. Confesso que até a mim chegou a ludibriar, levado pelo verniz da verborreia. Sim senhor, houve tempo em que o lia com algum gosto e admiração, fascinado pela palavra escorreita, as imagens fortes e de belo efeito, a aparente coerência e harmonia do raciocínio.
A aparência da escrita, a ilusão gerada pela lógica formal do encadeamento de ideias, faziam presumir o acerto das asserções, pese embora o tremendismo que aqui e ali ressaltava.
Como geralmente escrevia sobre assuntos de que sou largamente desconhecedor, por só os observar de longe, como a generalidade dos meus concidadãos (os que não são comentadores, porque para estes a regra número um é nunca admitir que um assunto lhes é estranho), concedia-lhe a presunção que lhe tem permitido fazer carreira: julgava eu que para lá do brilho da prosa ali estivesse algum conhecimento das coisas e uma inteligência crua e analítica, ao serviço do rigor da crítica.
Eis senão quando, há anos, o famoso publicista deu a lume uns escritos sobre assuntos que eu conheço, talvez não em profundidade, como agora se diz, mas pelo menos a partir de dentro, com saber de longa experiência feito. Foi então que me quedei, paralisado, a ler e a reler o que VPV fez imprimir. A procissão de belas palavras, o foguetório das imagens, a aparente lógica irrefutável das conclusões e das ideias, estavam na mesma. Mas nada daquilo fazia sentido nenhum! Os pressupostos, os pontos de partida, os factos, eram, muito simplesmente, disparates de todo o tamanho. Não me respondam já que se trata certamente de subjectivismos, porque não é nada disso: a falha não estava na matéria opinativa, estava no campo mais objectivo possível, o terreno factual, a pura informação e conhecimento sobre os temas focados. Em termos claros: a prosa podia continuar literariamente fulgurante, mas era feita de ignorância grosseira servida com o mais descarado atrevimento. Quedei-me, por momentos petrificado, a meditar sobre o que constatava. E desabou completamente a glória de VPV. Como é inevitável, fiquei a pensar em quantas das vezes em que me tinha parecido um crítico certeiro, estando a dissertar sobre assuntos que me são estranhos, ele teria sido simplesmente tão ignorante e tão habilidoso na construção aldrabona de um texto como agora na ocasião em que calhava eu ser capaz de verificar o que ele dizia. E nunca mais deixei de o ler com esta precaução. Agora acontece por vezes lê-lo, e sentir na mesma o prazer estético de uma boa escrita; a forma está lá; mas sei que por baixo não há nada, e quanto à substância do que ele diz não presto atenção alguma. Nele tudo é postiço, pretensioso e artificial, tal como o nome.

Maré de azares

O Presidente Bush atravessa uma fase azarada. Só nestes dias, caiu da bicicleta lá no seu rancho do Texas e bateu, literalmente, com a cara no chão, enquanto o "Washington Post" afirma que altos responsáveis militares no Iraque, incluindo o próprio Comandante, General Ricardo Sanchez, chegaram a assistir pessoalmente a interrogatórios nas condições que sabemos, e a imprensa internacional espalha que terá mesmo que concretizar-se o sacrifício de Donald Rumsfeld (o "pato expiatório"), e agora o Júri de Cannes resolveu premiar com grande aparato o documentário anti-Bush de Michael Moore, transformando o festival numa espécie de happenning anti-bushiano.
Numa terra onde dificilmente alguma política subsiste contra o mundo do cinema e o universo do espectáculo e dos media, isto é obra. A coisa está preta.
Fosse o concorrente nas presidenciais alguém um bocadinho menos pior do que Kerry,e a carreira política de George estava seguramente à beira de passar à História. Assim não se sabe.

sábado, maio 22, 2004

As eleições europeias

Estive a ler no "Expresso" o que lá se escreve sobre as eleições europeias que se aproximam. A vinte dias de distância, a redacção do "Expresso" está com a mesma sensação que eu. O país em geral ainda nem se deu conta da existência de tais eleições, ou faz questão de abstrair do facto. Salvo algum factor de todo inesperado,tudo aponta para que sejam as mais desinteressantes e irrelevantes eleições de sempre. E também as menos concorridas. Nem sequer o possível estímulo de um voto sanção está a atrair os eleitores aos votos. Os consensos instalados a nível de classe política mataram qualquer interesse por estas eleições. Efectivamente, qual é a diferença entre Sousa Franco e Deus Pinheiro, entre a lista PS e a lista PSD/CDS, no que respeita às questões que se debatem na Europa?
E, indo ainda mais longe, mesmo o PCP e o BE procuram marcar alguma diferença por meio de críticas relacionadas com a política interna, não salientando qualquer divergência de fundo em matéria de política europeia.
O resultado, previsível, é o afastamento dos cidadãos eleitores. Se tudo está assente consensualmente, ninguém sente que valha a pena incomodar-se.
Em matéria de resultados, e tendo em conta a sondagem publicada, inteiramente coerente com as demais já conhecidas, também se afigura que restam poucas incógnitas. Ou seja, parece-me que as únicas dúvidas estão nas flutuações de umas décimas percentuais entre as duas forças principais, que podem modificar a atribuição de dois deputados.
De resto, vinte e dois dos vinte e quatro lugares já têm dono, e de modo que se apresenta como imutável. O PS e o PSD/CDS nunca terão menos que dez lugares, o BE tem seguro o seu, e o PCP guarda outro. A luta que sobra será para definir se surge um empate onze-onze, ou alguém leva uma vitória doze-dez.
De resto, o PND, apesar da forte aposta nestas eleições, apesar das boas condições à partida, pela fusão do PSD/CDS, e apesar do mediatismo do líder, parece condenado ao fracasso. Na verdade, parece um balão que se esvazia.
Outros, leia-se PNR, que poderiam fazer a diferença, não se mostram com força para romper o bloqueio. Os filtros e os controlos do sistema abafam qualquer dissidência, impedindo-a de comunicar com as massas. Qualquer votação expressiva numa outra força que não as suprareferidas seria a novidade do escrutínio, e o único dado político novo.
Poderá este panorama alterar-se em vinte dias?

A entrevista do ano

É o título do "duelo ao sol" entre o BOS e o Clark59. De ler e chorar por mais.

Usos e abusos

Em qualquer prisão do mundo podem verificar-se abusos. Não é possível organizar tudo de forma tão perfeita que não possa nunca acontecer que um guarda, ou vários, aproveitem um momento e um local em que mais ninguém está a ver e espanquem um preso. Como ninguém viu, depois dirão que foi necessário usar a força. Ou que o detido se autoflagelou nas grades da cela. Em todo o caso serão acções isoladas, escondidas, disfarçadas, praticadas sigilosamente e de modo a não ser descoberto. Está bem presente a consciência da ilicitude de tais actos.
Nas imagens divulgadas sobre os chamados abusos dos militares americanos nas pessoas de detidos iraquianos o que salta de imediato à vista é que se trata de algo completamente diferente. Aqueles homens e mulheres não estão a agir com a consciência de fazer algo de contrário ao sistema em que se inserem: ao contrário, riem-se e exibem-se, em poses orgulhosas. Não estão a fazer nada de forma oculta, e em algum recanto escuso: ao contrário, as situações correspondem a cenários montados, nos próprios corredores das celas onde se amontoavam centenas de presos, ou em gradeamentos de passagem. As encenações são feitas para amostra, para ser vistas, quer pelos reclusos quer pelo pessoal militar. Naquela prisão e naquele período de tempo, entre detidos, guardas e outros pode afirmar-se com segurança que passaram alguma dezenas de milhares de pessoas. Os albuns de fotografias e os videos circulavam mesmo em bases sitas na América, entre os militares aí colocados.
Para quem minimamente conheça uma cadeia e olhe para o material divulgado (o não divulgado é muito pior, segundo os senadores e o insuspeito Rumsfeld) afirmar que aquilo se passava no desconhecimento e à revelia de toda a hierarquia ali instalada, que tudo são actos clandestinos de sete soldados mal comportados, é tão absurdo como julgar que é possível passear no Rossio de elefante à hora de ponta sem que ninguém repare.
Aquilo não corresponde em nada ao padrão do abuso; parece corresponder perfeitamente a usos, generalizados e aceites.
Os tais soldadinhos desviados fazem parte de um sistema; e não foram eles que criaram o sistema, mas o sistema que os criou a eles.

sexta-feira, maio 21, 2004

Ide como uma praga sobre a estupidez do mundo...

"A Juventude é lealdade e claridade, alegria, confiança. Por isso ela não teme ser apaixonada e dizer, em alta voz de bom timbre, as verdades puras e luminosas, dizê-las vibrantemente ou de modo risonho, dizê-las como o saudável e agreste e ingénuo florescer das montanhas, como o implacável jorrar das fontes. A juventude é insolente, derruba os acomodamentos ou os disfarces. Ela só sabe o que deve à sua função de criar e renovar. E assim ela bem sabe que se deve ao que nos livra da estaticidade, da mesquinhez e do egoísmo. A Juventude é recusa e dádiva. Recusa a compromissos dúbios e facilitadores, a comodismos e a auto-suficiência ou auto-satisfação, recusa à separação e à mediania. E é dádiva: ao que nos transcende, ao que nos realiza, ao que é belo e verdadeiro e justo e ascendente; é dádiva à acção e ao amor, ao ideal e à claridade, à luta e à insatisfação, à amizade e à comunidade. A Juventude é criação perpétua."
(Goulart Nogueira)

Encontro de blogues


No "Alandroal" continuam a trabalhar na organização do encontro de blogues de 3 de Julho próximo, por ocasião da Expo-Guadiana.
Não se esqueçam, e escrevam ao "Alandroal"!

Amigos de Avis


Os nossos amigos de Avis, a terra com maior densidade bloguística do país, convidam toda a gente a estar presente no sábado, a partir das 14 horas na sessão de encerramento dos II Jogos Florais de Avis. A sessão vai ter distribuição de prémios, actuação de grupo coral, beberete/convívio, e poesia em abundância.
Quem estiver pelas bandas do Maranhão, já tem programa para sábado à tarde.

Insucesso

Lastimosamente, a "comissão salvífica da auto-estima nacional", apesar das suas nobilíssimas intenções, não logrou convencer o "Claque Quente" nem o "Dragoscópio". Há gente ingrata! Vejam só o que tais bloguistas dizem da campanha.
E também não convenceu o Vasco Pulido Valente. Estamos perdidos!

Manhã de cinza

Certa vez perguntaram-me de chofre com um ar prazenteiro: " -Sabes o que é um chato?" - Fiz ponto de interrogação, temendo mais uma piada sobre bichinhos incómodos em sítios impróprios, mas não era nada disso. Divertido o meu interlocutor adiantou logo a explicação: " - Chato é alguém a quem perguntamos como está, e ele diz..."
Não consegui sorrir, nem disse nada. Na verdade lembro-me que senti mesmo um calafrio gelado a correr cá dentro.
Encabulei, e gravei. Nunca mais deixei de ter presente a sensação, e a definição. Quando me perguntam "como está" respondo invariavelmente "bem, muitóbrigado". Geralmente é mentira, mas mantenho-me na minha. Não passar por chato é o supremo mandamento das regras de convívio em vigor.
Não sei quanto sofrimento silencioso poderá esconder-se em quantos me respondem que estão bem, obrigados. Desconfio que também não querem entrar para o clube dos chatos. Não imagino quanta solidão e desespero são mantidos escondidos por força das normas de conduta imperantes.
Constato apenas que vivo num mundo onde reina um "tudo bem" obsessivo e geral, com sorriso plastificado em esgar mecânico. E não sinto que nada esteja assim tão bem, nem vejo que os outros o sintam. Sinto antes um mau-estar que alastra por entre os fingimentos convencionais, uma infelicidade muda que se instala, um universo de gente que representa para exteriorizar o que não tem, e esquecer o vazio que efectivamente tem.
Este discurso, como é evidente, é profundamente chato. Ponto final.

quinta-feira, maio 20, 2004

Deixem-nos trabalhar!!


Até quando? Até quando o silêncio, a cobardia, a indiferença?

Campanha europeia


Neste período pré-eleitoral, alinhem com a campanha em marcha. Forcem os políticos a definir-se... antes que tudo esteja consumado.

A Casa de Sarto

Fiquei a pensar em Chesterton. Lembrei-me das séries "Father Brown". Cada ideia traz sempre associada outras ideias, ou nomes, ou lembranças. A mim Chesterton traz-me sempre a imagem do Padre Brown. Mas não só: veio-me a memória de Corção. Gustavo Corção admirava Chesterton. Chesterton e Bernanos. Dos grandes escritores do século XX talvez não haja outros que tenham originado semelhante atitude de entusiasmo afectivo no ilustre pensador brasileiro. Agradecia-lhes a obra e a ortodoxia.
E por causa de Corção lembrei-me de novo de "A Casa de Sarto". Continua a ser o único local na rede em Portugal com orientação católica-católica. É uma lástima que não surjam outros. Sugeria-lhe, pedindo perdão para o atrevimento, que na falta de portugueses estabelecesse ligação para os brasileiros que estão na rede como exemplos da mesma orientação tradicionalista: a editora "Permanência", o "Mosteiro de Santa Cruz" e a "Capela de Nossa Senhora da Conceição" (invocação mais portuguesa não pode haver).

Chesterton

Por o ter descoberto através deste blogue (afinal os blogues sempre têm papel importante na difusão dos valores da cultura!) percorri demoradamente as páginas deste sítio da "The American Chesterton Society". Confesso que foi uma surpresa: não pensava que o velho Gilberto fosse objecto de culto tão dedicado. É um magnífico sítio, versando inteiramente a figura e a obra do grande escritor e pensador.
Já conhecias, JSarto?

Conferência "Portugal Positivo"

Nesta 5ªfeira às 15.00h no Pavilhão de
Portugal, na Expo-98, realiza-se a Conferência sobre a "Auto-Estima dos Portugueses" promovida pela campanha "Portugal Positivo".
Serão apresentados os resultados do estudo de mercado já efectuado, e haverá discussão pública sobre o tema, com Marcelo Rebelo de Sousa, Vasco Pulido Valente, Clara Ferreira Alves, Inês Pedrosa e António Borges.A entrada é livre.
O espectáculo promete...

quarta-feira, maio 19, 2004

A Harmonia tem um blogue!

A velha Hermonia Eborense, aquela veneranda instituição da Praça do Geraldo, dos bilhares e das jogatanas, e dos nossos bailes adolescentes, renovou-se e até já está na blogosfera.
Longa vida e prosperidade às carradas para o blogue da Harmonia!

20 de Maio

A 20 de Maio passa mais um aniversário da ocupação militar das terras alentejanas do Município de Olivença pelas forças espanholas. De modo a assinalar a data o Grupo dos Amigos de Olivença promove uma concentração no próprio dia 20 de Maio, às 18h45m, no Chiado, em Lisboa, junto à estátua de Fernando Pessoa, onde decorrerá uma cerimónia simbólica evocativa do acontecimento. Convocam-se todos os apoiantes da Causa de Olivença para participar no acto. Lembrem-se: nestes tempos, somos todos de Olivença!

Praça do Giraldo

A Praça do Giraldo é o local onde a gente giralmente se encontra... Mas em Junho, entre o São João e o São Pedro, a cidade muda-se para o Rossio: é a Feira de São João.
Assim acontece há séculos, e há fundamento para pensar que assim acontecerá ainda por muitos anos. Claro que houve umas conversas de mudança, mas parece que já estão esquecidas e são manifestamente incómodas para quem deveria lembrar-se. Outras cidades, com pretensiosas manias de crescer e de avançar, dedicaram-se a fazer Parques de Feiras, Pavilhões de Exposições, promoção de Actividades Económicas. São uns pedantes. Aqui estamos imunes a quejandas modernices. Somos muito apegados aos nossos atavismos típicos. Tem lá jeito mandar a Feira para longe?
Portanto lá nos encontraremos de novo este ano, no Rossio poeirento, por entre encontrões, barracas de lona e o cheirinho do frango e da sardinha assada. Aguarela assim pitoresca, com flor de indiano e tenda de chinês, quem é que tem, quem é?
Entretanto, talvez pelo aproximar da Feira, anima-se a blogosfera eborense. Surgem o "História e Política" e o "Lost Blogs" (parece-me que é uma nova geração a chegar), regressam o "Vivaz" e "O Chaparro". Permanecem, e insistem, outros tantos.
Força compadres!

Mais livros mais livres

Aproximando-se a Feira do Livro de Lisboa, aproveito para aconselhar uma prospecção dos catálogos da Hugin e da Nova Arrancada. Se não encontrarem na feira, encontram-se em rede.

Ajuda de berço


Já fizeram a vossa boa acção de hoje?

terça-feira, maio 18, 2004

Forças de bloqueio

Santana e os santanistas estão furiosos com estes malandros... parece que são mesmo uma força de bloqueio, com origens e finalidades a modos que obscuras... Uns patifes, a entravar o progresso e a comprometer os projectos políticos dos outros... São eles e o José Sá Fernandes.

Ciclo de Conferências "Família 2004"

Amanhã, dia 19 de Maio de 2004, pelas 21 horas, no Colégio do Bom Sucesso, em Lisboa,a encerrar o Ciclo de Conferências "Família 2004", que ali tem vindo a decorrer, o Eng. Fernando Castro, Presidente da Direcção da APFN, falará sobre "Família e Demografia".

As doenças da saúde

O caro Dupont do "Vilacondense" travou conhecimento com a negra realidade das urgências hospitalares... Aqui há tempos tinha sido o senense João Tilly a viver a tragédia maior...
Lembro-me constantemente de um artigo de Manuel Silvério Marques que li já há algum tempo: a grande novidade da Medicina do nosso tempo está em que os médicos deixaram de gostar dos doentes... Passaram até a temê-los, como se fossem o inimigo, a fugir-lhes e a evitá-los, a repugnar-lhes o seu contacto físico, a livrarem-se deles apressadamente, a passá-los para outrem...
Porque será que os médicos deixaram de gostar dos doentes?

Até onde vai a Europa?

Aproximando-se as eleições europeias, seria de esperar que se discutisssem as questões capitais da problemática europeia que se deparam no horizonte imediato. A constituição europeia, a adesão da Turquia... Mas não: continua a verificar-se que as forças políticas principais fogem de qualquer debate ou definição clara sobre essas questões: preferem manter as mãos livres para decidir depois o que se apresentar mais conveniente em matéria de alianças externas. Até pode vir a dar-se o caso de ser preciso integrar um grupo ultrafederalista depois de ter andado a falar em Europa das Nações... convém pois ter tento na língua. O melhor é não assumir compromissos públicos muito vincados.
As eleições europeias em vez de ser ocasião para discutir as opções chave quanto ao futuro da Europa vão continuar a ser decididas com base numa chicana ritualizada entre governo e oposição. Exclusivamente por factores de política interna.
Entretanto, noutras bandas cresce a polémica sobre as fronteiras da Europa: a Europa inclui também a Turquia? Veja aqui a campanha francesa do não à Turquia na Europa.
E em Portugal?

segunda-feira, maio 17, 2004

Mon pays me fait mal

Este bloguista recorda Brasillach em versão Goulart... Este regressa da estranja... Este aqui encontrou Ratzinger... O Eurico continua em Cannes... E la nave va...
(Do diário de Manuel Azinhal, blogonauta alentejano em expedição na blogosfera lusa)

Revista da manhã

Boas leituras: no "Causa Liberal", no "Dragoscópio", no "Fascismo em Rede"... Todos diferentes, todos originais, criativos, inteligentes... Quem serão os misteriosos CN, Dragão e Camisanegra?
Boas notícias: o processo de libertação e de construção da democracia no Iraque progride a olhos vistos. Aguarda-se com esperança que George Bush resolva assumir no local a chefia do respectivo governo interino.
Necrologia: morreu Marika Roekk. Sabem quem era? Não?! Caramba, também não sabem nada!!

Apanhados

Não costumo comentar os comentários, por princípio, mas hoje não resisto a dar resposta a dois comentadores habituais que deixaram cada um seu apontamento numas caixas aqui atrás.
O primeiro é o Mendo, que me puxa as orelhas por chamar "Estádio do Jamor" ao Estádio Nacional. Tem razão no facto, mas protesto contra a conclusão sugerida: não houve qualquer intenção de diminuir ou desrespeitar o Estádio. É frequente usar como denominação a localização disto ou daquilo em vez da designação formal (ia a escrever verdadeira, mas na realidade nenhuma delas é falsa). O Mendo provavelmente já chamou "Ponte sobre o Tejo" à Ponte Salazar, e com isso não quis faltar ao respeito a ninguém.
O segundo comentador é o Nelson Buíça: revela que aqui há uns anos num jogo Porto-Sporting levou com um yogurte na cabeça e o acidente teve consequências graves. Desfaz-se assim um mistério que intrigava a blogosfera: toda a gente tinha notado que o Buíça tinha apanhado com qualquer coisa na cabeça, mas ignorava-se o que fosse. Agora ficámos todos a saber: um yogurte! Por esta é que ninguém esperava. Quem diria que um simples yogurte podia provocar consequências tão drásticas?

domingo, maio 16, 2004

JUVENTUDE

A garantia de vida é a renovação. A juventude revigora, mantém a actividade, impele ao descobrimento, ao avanço, ao entusiasmo e ao idealismo. A juventude é como respiração saudável, é confiança e alegria. Quando um organismo está prestes a parar, quando as células vão envelhecer e mirrar-se, quando as pessoas estão cansadas ou descrentes ou lhes apetece retirarem-se para gozar em sossego, quando as inteligências se tornam hipercríticas ou calculistas, então a juventude rompe toda essa bola de banha e levanta o seu grito insubmisso.
A juventude é, no presente, a afirmação do futuro e só por meio dela o passado pode achar vida, acção, alma. Cada época tem de ter a intervenção da juventude, ou, de contrário, o passado e o presente morrerão, submergidos no caos triunfante sobre o que se tornou antiquado e ronceiro. A juventude é a renovação, é a garantia de vida.
Cada geração tem, indispensàvelmente, a sua hora. Cultivar a juventude e dar-lhe o lugar e a oportunidade - eis a sabedoria dos velhos, a virtude dos prudentes, a vitória dos sábios.
E o que é juventude? Sempre e sempre é dedicação e vanguardismo, ideal e intransigência, saúde e claridade, fé e luta, irreverência e capacidade de sacrifício, camaradagem e iniciação.
Quem não pensa na juventude, e não entende a juventude, e não se torna jovem - morre, e merece morrer. Implacável, a juventude rebenta o lajedo, os jazigos e os bolores, quebra os vernizes e as máscaras, dispara o seu indómito caminho, com esta ou com aquela cor.

Goulart Nogueira

Veritatis

Mudou de alojamento o "Veritatis". Talvez receoso da concretização das ameaças bloguicidas que pairam no ar em terras lusas tratou de instalar-se em terras distantes.
O "Veritatis" é um blogue albicastrense, de um jovem albicastrense (aposto que muita rapaziada do meio alfacinha e tripeiro - leia-se indígenas das duas metrópoles onde pululam os mais ignorantes e limitados dos portugueses que me foi dado encontrar - nunca ouviu tal palavra; mas encontra-se em qualquer enciclopédia ou dicionário. É só ir ver.).
Boa sorte para o "Veritatis!"

Futebol

Hoje à tarde realiza-se a final da Taça de Portugal (de futebol, é disso que estou a falar). Só me dei conta disso devido à notícia da morte inesperada de um jovem futebolista - o segundo em pouco tempo. Será que há algum mistério com esses departamentos desportivos ultra-sofisticados que os grandes clubes possuem?
Não sei, mas não é nisso que vou falar. Com efeito, os temas que giram à roda do tema futebolístico enjoam-me. Passaram a enjoar-me mortalmente desde que constatei que nunca se fala de futebol nos locais onde é suposto ser esse o assunto: veja-se um programa de televisão que tenha como pretexto a jornada de fim de semana e verificarão que só se fala das arbitragens, dos negócios, das transferências, dos dirigentes, dos estádios, da publicidade - em suma, de uma vasta gama de assuntos ligados ao fenómeno futebolístico, mas nunca do jogo em questão. O mesmo se diga também da imprensa escrita. Os aspectos lúdicos do jogo ocupam quando muito umas linhas, e em todo o caso seguramente que muito menos que as dedicadas à vida amorosa de cada futebolista ou às últimas notícias sobre as suas noitadas.
De modos que deixei totalmente, não digo de falar de futebol, que nunca fui muito de falar nisso, mas sobretudo de ouvir de futebol. Desliguei de todo. E isto já há muito mais anos do que estão a pensar. Para dizer a verdade, eu só gostei do jogo enquanto era criança e adolescente, até à primeira juventude. Aí sim, era seguidor atento de tudo o que lhe respeitava. E jogava, jogava muito, mesmo muito. Não digo que jogava bem, porque não seria verdade, mas jogava muito. E ainda deu para alinhar mais a sério em clube federado: pertenci aos escalões jovens do Sport Lisboa e Évora, meritória colectividade que é das mais antigas filiais do Benfica e que dava cartas no futebol juvenil aqui pelo Alentejo (agora não sei de nada). Como quem confessa sempre tem essa atenuante espero que me seja perdoado esse delito juvenil de andar a defender a camisola encarnada pelos campos do Alentejo. E realmente foi há muito tempo. Com a minha transferência para Lisboa ganhei o tal asco aos assuntos do futebol que referi atrás, e nunca mais consegui sequer ouvir falar de tal coisa. E ao que me dizem fiz bem, porque tudo terá vindo a piorar cada vez mais.
Sou aliás um português atípico: nunca pus os pés no Estádio do Jamor, ou no Estádio da Luz, ou no Estádio de Alvalade, nem nos antigos nem nos actuais. A bem dizer, só entrei nos aludidos campos alentejanos, nesses tempos remotos: o Lusitano, o Juventude, o União de Montemor, o Estremoz... joguei bastante nos campos dos Salesianos e da Casa Pia de Évora, que tínhamos sempre disponíveis. Mas fiquei por aí.
A bem dizer, e já agora para ficar confissão completa, as únicas excepções que recordo nestes últimos vinte e cinco anos quanto a contactos com o universo da bola foram uns almoços no Montijo, com uns colegas, no restaurante do pai da Futre, em que o senhor Manuel vinha sempre cumprimentar à mesa e trocavam-se algumas simpatias sobre o rapaz (que não me lembro aliás se estava em Lisboa ou em Madrid). E pela mesma época, também por acaso, tive na Moita algum convívio com um outro moço que ali montou um bar (era o "Manobras") com os dinheiros do futebol, e que se chamava Fernando Mendes. Jogou no Benfica, no Sporting e em não sei quantos mais, mas pela frequência do "Manobras" depreendi que não costumava deitar-se senão de dia (ele e mais metade da equipa).
Há que tempos isto foi!
Mais recentemente, tive a experiência mais marcante: há nove anos e um bocadinho, estando eu no Porto, fui convidado, com convite da direcção do FCP, a assistir a um jogo europeu, que ia decorrer no Estádio das Antas. Não perguntem porquê, que ignoro completamente a razão de tal distinção. Encontrei duas ou três vezes o Sr. Pinto da Costa, com quem troquei no máximo uns cumprimentos protocolares, o mesmo dos acompanhantes dele, recordo Reinaldo Teles, Óscar Cruz, o Dr. Lourenço Pinto, o Dr. Guilherme Aguiar. Não faço ideia do motivo de tal honraria - garanto que não conheço ninguém, nem nenhum me deve nada. O certo é que fosse por me sentir intrigado pelo convite, fosse por estar sózinho e sem nada que fazer numa bonita noite de Primavera/Verão, fosse pela curiosidade de ver o que nunca tinha visto, lá fui até ao Estádio das Antas assistir ao Porto-Sampdoria.
Foi efectivamente experiência única. Do jogo vi pouco; pareceu-me reduzir-se a umas correrias de um moço precocemente careca, acho que se chamava Atílio Lombardo, para quem os italianos bombeavam a bola em lançamentos longos. O tal careca movia-se incessantemente na frente de ataque, isolado e sempre a mudar de posição, à esquerda, ao centro e à direita, e de vez em quando conseguia realmente apossar-se da bola e dar cabo do juízo aos defesas do FCP. As mais das vezes o infeliz careca estava no chão, a torcer-se de dor com a sarrafada metódica do Paulino Santos ou do Jorge Costa. Mas vingou-se, já que num desses lances inesperados fez um golo e acabou com as esperanças portistas. Os italianos ganharam por um a zero.
Seja por ter dado azar ou por qualquer outra razão nunca mais recebi convite algum. O mais provável é que tenha dado muito nas vistas, porque o convite era mesmo lá para um sítio onde só havia velhos dragões, e dragões assanhadíssimos. Imagine-se um morcão ali no meio, sempre calado e de boca aberta a olhar espantadísimo para as exuberantes manifestações das espécies zoológicas que o rodeavam por todos os lados. Dava nas vistas. Mas digo-vos: do jogo vi realmente pouco, mas para a assistência não me fartei de olhar, de olhos arregalados.
Que espectáculo, senhores!

sábado, maio 15, 2004

A minha gente

Desde que abri o blogue tenho vindo a prestar atenção às visitas. Curiosidade irreprimível, naturalmente, e o gosto de sentir auditório, obviamente, que ninguém escreve para não ser lido. Uma constante em sido notória: a estabilidade do meu público. Utilizo dois sistemas de contagem, para maior fiabilidade, e a conclusão é segura: tenho leitores que me seguem com fidelidade, com atenção, com regularidade. Em números absolutos isso reflecte-se numa subida lenta, gradual, mas sustentada, como agora costuma dizer-se de algo que se apresenta com aspecto de solidez e perspectiva de continuidade. Nestes últimos meses os visitantes diários (não os cliques, estes serão tantos quantas vezes quiser carregar no botão actualizar para fingir o aumento das "visitas") foram subindo os patamares dos cento e cinquenta, cento e sessenta, cento e setenta, cento e oitenta... O número de visitantes/dia está agora estacionado nos cento e oitenta. Com ligeiras flutuações, ou seja nos dois dias de fim de semana são menos, nos dois primeiros dias úteis são mais (gente que só tem computador no local de trabalho?) mas os números não têm variação significativa. É muito ou é pouco? A resposta só faria sentido em termos comparativos, e a verdade é que não disponho dos números dos outros (as estatísticas que são publicadas nas tabelas de clasificação não são fidedignas, e todos sabem isso).
De qualquer modo, é gente. E vendo bem, é muita gente. Graças a todos sinto que estou mais acompanhado, que o que digo também podia ser dito por outros - que há pessoas a sentir como eu, a partilhar os meus pensamentos, sentimentos e emoções. É boa essa sensação.
E o vício foi-se entranhando. Está para ficar. E confesso uma aspiração, uma espécie de sonho: gostava que os meus leitores habituais fizessem o mesmo que eu. Abrissem um blogue, cada um deles. E ficávamos todos aqui a conversar em rede, como um grupo de amigos à mesa do café.

Uma estreia absoluta

O Movimento Pelo Doente-MD, tendo à frente da lista o seu presidente Vitorino Brandão logo seguido do jornalista René Coomans, concorre às próximas eleições para o parlamento europeu, sob o lema "Portugal com Saúde".
A organização existe desde 1998, defendendo para Portugal a aplicação de um sistema nacional de saúde inspirado no modelo francês, tendo como ponto base a livre escolha do médico pelo doente.

Aditamento

Além do que já mencionei na entrada anterior o debate suscitado pela referência de Pacheco Pereira ao chamado Relatório das Sevícias contou ainda com um artigo no diário "Público".
Tendo em conta a importância do jornal, aqui fica o artigo.

sexta-feira, maio 14, 2004

O peso da memória: tortura depois de Abril

Ainda estou hesitante em entrar no assunto. Passaram muitos anos, e ninguém se tinha entretanto interessado em enfrentar essa lembrança. Nem os que mais sofreram. Entendo-os no seu desejo de esquecimento, porque rememorar é reviver e sofrer de novo. Os outros, os agarrados à mitologia da revolução, que querem à viva força imaculada e pura, não são capazes de olhar de frente esses tempos em que eles viveram o seu sonho encantado - e outros viveram o inferno.
Mas agora o tema foi lançado. No "Abrupto", no "Acidental", no "Blasfémias", no "Uma Geração às Direitas", no "SG Buíça", para referir aqueles de que me dei conta.
E sobretudo houve o artigo de Vasco Graça Moura no "Diário de Notícias". E agora, a culminar, este artigo de Rui Ramos no "Independente". Este foi muito mais longe, porque não se ficou por referências generalizantes. Concretizou, exemplificou.
Há ali pessoas reais, que conheço, que conheci. Não sei se possa falar. Agora fico por aqui. Convido os leitores a ler pelo menos o artigo de Rui Ramos. Se puderem encontrem o tal Relatório das Sevícias. E leiam. Contém uma amostra da verdade. Na altura da sua elaboração houve demasiadas condicionantes para que pudesse aproximar-se mais da verdade inteira. Muitas pessoas não quiseram comparecer e depôr perante a Comissão. Não confiavam nela. Não queriam pura e simplesmente falar, ou nem sequer eram capazes. Alguns responderam-me com revolta, quando os instei a que fossem, que não queriam entrar nos mesmos sítios nem cruzar-se com as mesmas pessoas que teriam que mencionar nas queixas.
Foi assim. O tal relatório não foi elaborado em ambiente que permitisse aprofundar o que se tinha passado, e não reflecte por isso, em termos quantitativos e qualitativos, senão uma pálida imagem da realidade.
Mas dá uma imagem. Mesmo que, a confirmar as tais condicionantes, quase caia no ridículo de terminar opinando que o melhor era que não houvesse perseguição jurídico-criminal, em nome do apaziguamento e da reconciliação, depois de ter passado cento e quarenta páginas a descrever crimes que concretamente apurou como claramente indiciados, com nomes, datas,factos, provas.
Acabo aqui. Já disse mais do que pensara dizer. Procurem informação onde ela exista.

A doença americana

Na revista de imprensa, destaque hoje para o artigo de Miguel Sousa Tavares no "Público". Até agora só vi exclamações de horror, rezas e esconjuros, exorcismos rituais, rejeições indignadas, ataques "ad hominem" - quanto ao que ele escreve, ainda não encontrei quem serenamente respondesse.
(E já agora dou de bom grado a mesma informação prestada quanto ao senhor mencionado na entrada anterior: nunca fui tocado de qualquer simpatia pela pessoa aqui em causa. Quando falo do que escreve, é mesmo só pelo que escreve).

Vai-te embora e não chateies

Realmente significativa da inamovibilidade dos costumes políticos dominantes é a notícia da intenção de nomear Pacheco Pereira para embaixador na Unesco. Mais claro do que isto só seria possível se ouvíssemos a exclamação imperativa "toma lá e cala-te".
Eu nem sequer gosto do homem, nem alguma vez gostei. Mas é verdade que ele faz gala de uma independência de espírito que é de todo incompatível com o cinzentismo do rebanho.
Como não era conveniente dar-lhe um pontapé para baixo, nem era exequível dar-lhe um pontapé para o lado, a solução escolhida é dar-lhe um pontapé para cima - e para longe.

Azenhas do Mar

Para quem lhe estiver a apetecer ver o mar (qualquer alentejano tem o gosto de espraiar o olhar pelo infinito do oceano, que é só a continuação da planura) recordo que tem este fim de semana para passear pelas Azenhas.
É a terra onde vive encantado este nosso bloguista da borda d'água.

Mulheres em acção


No sítio da associação "Mulheres em Acção" escreve Nuno Serras Pereira, sob o título "Desorientação Sexo-Constitucional":
"Os deputados na Assembleia da República introduziram a expressão orientação sexual na Constituição com o pretexto de lutar contra a discriminação e pela igualdade. Como já tinha acontecido a 3 de Março uma porção de deputados do PSD elaborou uma declaração de voto para explicar que não tinham votado o que tinham votado. Estes senhores acham que podem votar favoravelmente tudo desde que depois declarem o seu desacordo com aquilo que aprovaram..."
Estás a ler bem, António Maria? Não podias evitar estas vergonhas?

Vivaz

Não há dúvida: o que é Vivaz permanece... em se mantendo a raiz, só há que esperar a Primavera.

São como rosas de um dia

Pedro Santana Lopes declarou formalmente a sua paixão por Lisboa.
Segundo a D. Maria Filomena Mónica as paixões são estados patológicos, ligados ao impulso sexual...
As do Pedro costumam durar pouco, mas fazem estrago. Lisboa que se cuide.

quinta-feira, maio 13, 2004

A "agenda social"


Desde que a revolução socialista passou a fazer parte do museu da história, as energias daqueles que conscientemente têm como objectivo o desfazer das sociedades humanas organizadas segundo os modelos tradicionais que lhes conhecemos concentraram-se nas tarefas de desestruturação elencadas na chamada "agenda social". É uma tarefa em primeiro lugar metapolítica, inspirada nos teóricos que resolveram inverter as prioridades de Marx explicando que nas nossas sociedades frequentemente é a superestrutura a mandar, e daí o fracasso das tentativas de conquista e controle do poder por parte do comunismo de modelo clássico. Logo, depreendem eles, é preciso trabalhar na superestrutura, dominar o terreno da cultura, dos valores, das concepções sociais, das representações ideológicas sobre a vida, a família, as instituições, etc.
O velho Marx com a sua insistência na infraestrutura, concentrando a sua análise nas relações sociais e na luta de classes, não teria fornecido uma receita suficientemente eficaz para a conquista e manutenção do poder. De facto, segundo eses teóricos, mantendo-se a superestrutura todos os avanços conseguidos na luta política estarão sempre em perigo, porque a superestrutura resistirá e voltará a segregar as mesmas formas sociais que se pretendem abolidas.
Daqui o afluir regular para o campo da luta política dos temas relacionados com a tal "agenda social", que não são mais do que a expressão desse trabalho de destruição lenta dos alicerces das sociedades em que se desenvolve o confronto.
Realço a este propósito o salto recente para o centro da actualidade em França das questões relativas ao casamento de homossexuais e ao direito à adopção por parte de tais parelhas, e ao mesmo tempo o surgir de nova campanha em Espanha mais ou menos nos mesmos termos quanto à ampliação das práticas abortivas. Evidentemente que os "temas fracturantes" surgiram de novo na ofensiva em aproveitamento da maré das vitórias eleitorais socialistas; mas é significativo como eles estão aí, em confirmação de que não há acasos nestas coisas de agenda política.
Entretanto, em Portugal, aproveitou-se a revisão constitucional (art. 13º) para se abrir a porta a futuras batalhas sobre a "não discriminação em razão da orientação sexual" (leia-se: da desorientação sexual).
Quem não vir a relação estreita entre os tais temas, aceitação generalizada de abortos, eugenismos, eutanásia, direitos dos homossexuais, fim da tutela jurídica da família tradicional, legalização de estupefacientes e psicotrópicos, não pode entender o sentido convergente que tudo isto tem.
Aos outros, aos que percebem, eu aconselharia que fizessem o mesmo que os tais teóricos da subversão recomendam: organizem-se, cavem trincheiras, reforcem defesas, institucionalizem a luta positiva pelos valores em que acreditam, não cedam nunca à ilusão de uma vitória momentânea. Todos os núcleos de resistência são essenciais aos combates que hão-de vir.

E ainda dizem que o voluntariado está em crise!

Em entrevista à Rádio Voz do Alentejo o conhecido fadista Nuno da Câmara Pereira ofereceu-se para ser o candidato à presidência da Câmara de Évora pelo PSD local, nas autárquicas de 2005.
Tem toda a lógica: afinal ele já é da Câmara...
Os PSDs em causa já fizeram saber que não vão em cantigas, e que não acharam graça ao oferecimento. E também resmungaram o seu desagrado pela presença do mesmo espontâneo na lista de candidatos ao Parlamento Europeu, coisa para a qual dizem não ter sido vistos.
Eu acho é que eles não têm nenhum sentido de humor. Aposto que os de Sintra estão a estas horas a torcer-se de riso.

O Alandroal mudou-se!


Não, o Alandroal ainda está no mesmo sítio... o blogue "Alandroal" é que mudou a localização!
A propósito, não se esqueçam da inscrição para o encontro bloguista de 3 de Julho.
Mete almoço e convívio. E ficam a conhecer um dos recantos mais autênticos e preservados do Portugal profundo. (Portugal Profundo?)

Portugal Positivo!


Alinhem com a campanha Portugal Positivo!
Vão lá ouvir o que tem o Marcelo para dizer quanto às razões para o nosso optimismo.
"Todos os dias, ao acordar, abre a janela e pensa que Portugal é muito melhor do que tu achavas no dia anterior.”
O Marcelo sempre foi bem humorado e às vezes tem graça.

quarta-feira, maio 12, 2004

Falta só um mês!

Pois é, falta apenas um mês para a realização das eleições europeias, no próximo dia de Santo António, e tudo está como se nada se passasse. O país ou nem se dá conta desse acontecimento ou faz questão de o ignorar e votar ao desprezo.
A indiferença parece geral, a prenunciar efectiva vitória da abstenção, como as sondagens têm afirmado.
No meu percurso habitual, casa-trabalho e volta, ainda só vi, como sinais visíveis de que na realidade estão marcadas eleições, uns grandes outdoors do PS que começaram já há algum tempo a aparecer nos locais estratégicos, umas rotundas à volta da cidade, a falar de cartões amarelos e vermelhos, e mais recentemente outros outdoors das mesmas dimensões, estes da CDU, com a cara duma doméstica do Porto, e outros do BE, uns deles em clara exploração de uma imagem infantil e outros abusando da fotografia do grupo de chá dos Açores.
É mesmo sinal dos tempos. Quando eu era novo qualquer destes agrupamentos teria vergonha de se entregar nas mãos das agências publicitárias e dos profissionais do marketing eleitoral. Diriam orgulhosamente que não se vendem ideias como se fossem sabonetes. O recurso aos outdoors seria inevitavelmente considerado como um indício de falta de militantes e excesso de dinheiro.
Agora esta esquerda, desde as franjas gauche-caviar do Beato Louçã até aos jarrões de bota-de-elástico do Largo do Rato, passando pelos resquícios do sovietismo nostálgico, está inteiramente convertida ao conforto das práticas capitalistas, e aos mecanismos do mercado. O Jacques Séguéla é que é bom, é um modelo a vender automóveis, presidentes da república ou primeiros-ministros.
Desde que as massas comprem, que lhes importa estar a ser vendidos como um sabonete ou um penso higiénico!

O anúncio do bloguicídio

Hoje a grande novidade, a provocar comoção geral, foi aquela ideia de um moço desconhecido que ao que parece tem assento numa alta autoridade qualquer das muitas que por aí existem para dar emprego a desconhecidos que afinal só lá estão porque são conhecidos de outros desconhecidos que para lá os nomeiam. O rapaz terá dito que pretendia acabar com os blogues todos, ele e mais a sua comissão (é comissionista) e a menina do "Espesso" publicou isso e o rapaz veio logo dizer que nunca disse o que ela escreveu que ele disse.
A tal autoridade também já declarou que é tudo falso.
É confuso, mas estamos nisto. Nunca saberemos ao certo o que foi dito, mas lá que aqui há gato, isso há. Pode ter sido distracção dele, que disse o que não queria dizer, ou distracção dela, que não reparou que nem tudo o que se ouve é para escrever, ou distracção dos dois, um porque não sabe bem o que disse e outra porque não sabe bem o que ouviu. Mas mesmo assim parece-me que se isto apareceu escrito é porque alguma conversa anda no ar, lá pelos círculos onde se movimentam a menina e o menino.
Como se chama mesmo a tal autoridade? ANACOM? Poderá saber-se o que têm andado por lá a discutir?

terça-feira, maio 11, 2004

O Mistério de Portugal

Está nas livrarias um novo livro de António Telmo: "O Mistério de Portugal na História e n'Os Lusíadas".
O volume reúne escritos antigos, já conhecidos de quem em tempo leu a "História Secreta de Portugal" e o "Desembarque dos Maniqueus Na Ilha de Camões", a que se juntam agora mais alguns outros, com eles relacionados.
A edição é da "Ésquilo". Indispensável a quem procure uma visão heterodoxa da história e do ser de Portugal, e a todos os que seguem a pessoalíssima viagem do autor.
Espero que a reforma de António Telmo venha a mostrar-se profícua, e o autor venha ainda a brindar-nos com novos frutos da sua reflexão filosófica.

De desastre em desastre

Acabei de ler na BBC que o governo britânico em resposta à interpelação judicial feita pelas famílias de doze iraquianos mortos, ao que parece por engano, por militares ingleses, demanda em que os advogados invocaram princípios da Convenção Europeia dos Direitos do Homem, recordou que tal Convenção não é aplicável no Iraque.
Não resisto a anotar aqui esta resposta, e a fazer um breve comentário. Com efeito, é precisamente nas distracções que se revela por vezes o mais importante. Repare-se que o raciocínio juridico-geográfico supra mencionado provavelmente é inatacável: a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, enquanto tratado internacional, não é aplicável no Iraque, que nem é Europa nem é parte subscritora.
Mas repare-se também o que significa dizer isto, e sobretudo, agora colocando-nos na pele dos outros, ouvir isto; repare-se na tragédia política que cada dia se cava mais fundo com esta mentalidade vetero-testamentária que se sedimentou entre os anglo-saxónicos. Imagine-se quantos séculos será preciso para apagar nesses povos extra-europeus a marca destas declarações, e das actuações com elas relacionadas. Humanos, o governo inglês reconhece sem contestação que eles são; mas direitos humanos, só na Europa...
Acontece que no nosso tempo não é possível fazer como Josué fez aos cananeus, ou como os pioneiros anglo-saxões exaltados pelo fundamentalismo bíblico fizeram aos índios na América, aos aborígenes na Austrália, aos tasmanianos na Tasmânia.
No futuro, e sejam quais forem as vitórias meramente militares, vamos todos ter que viver uns com os outros.

Cibermilitância

Afinal não é apenas o PND que investe as suas energias militantes na internet; pelos vistos o PNR também aposta estrategicamente neste meio de difusão da sua mensagem.
Já achei um blogue elucidativo desse esforço, o qual aliás remete para outros.
Será que é a Direita a vanguardista no campo das novas tecnologias e na definição de modos de acção política que passam sobretudo por estas?

A pose e os apanhados

Por ter sido alertado pelo Ultimo Reduto fui consultar o Paz na Estrada, que já não lia há algum tempo.
E lá está, com o devido destaque, a chamada de atenção para o cadastro rodoviário do Ministro Paulo Portas e do Secretário de Estado responsável pelo novo Código da Estrada, Nuno Magalhães.
A mim, que há muito descobri como a actividade política se reduziu a um exercício de representação, entregue cada vez mais a actores, sem uma única ideia em que acreditem, a não ser a ideia fixa de procurar dizer o que calculem que lhes traga mais vantagens na carreira, a descoberta provocou-me apenas um sorriso.
Mas imagino a indignação que estes comportamentos provocam a quem ainda lhes quer dar algum crédito, e julga poder avaliá-los por aquilo que dizem, dando como assente que isso coincide com o que eles fazem. É duro constatar como os nossos governantes se transformaram apenas em suportes vazios para poses e imagens definidas por técnicos e especialistas de marketing.
Sempre que podem, fora das horas de serviço ou quando pensam que não está ninguém a ver, foge-lhes o instinto para o seu natural. E portam-se como o Jardel ou o Manniche.

David Wark Griffith

Também pelo vizinho do Nova Frente fiquei a saber que a Cinemateca Portuguesa (é na Barata Salgueiro, em Lisboa...) está a passar um ciclo dedicado a D. W. Griffith, que anuncia como o mais completo já exibido em Portugal.
Logo à noite é a vez de "Intolerance", filme de 1916 que na época representou estrondoso fracasso para o autor mas que actualmente é considerado consensualmente como um dos filmes mais importantes da história do cinema. Curiosamente um dos temas do políptico é a vida e a paixão de Cristo...
Chamo a atenção dos cinéfilos, já que como é evidente as oportunidades de visionar os filmes do autor de "Birth of a Nation" em sala de cinema são muito escassas.
E já agora espreitem a programação da Cinemateca... não é só Griffith: aquilo tem muito mais para oferecer.

Salvador Dalí i Domènech


Na esteira do Nova Frente, recordo também os cem anos de Salvador Dali.
Nasceu em Figuères a 11 de Maio de 1904 e lá morreu a 23 de Janeiro de 1989. Foi e continua a ser o mais célebre e discutido catalão do século XX.

segunda-feira, maio 10, 2004

Um povo, uma cultura, uma região


A Casa do Alentejo apresenta-se renovada e revigorada. Quem é que ainda não conhece a nossa embaixada em Lisboa? Estão todos convidados para visitar o Palácio, conhecer o Restaurante, e já agora tornar-se sócios da instituição e assinantes da revista "Alentejo".
Quem passar pela Rua das Portas de Santo Antão não se esqueça de entrar. Quem estiver longe faça aqui a visita virtual.

Petição em linha

Aqueles simpáticos rapazes do PND colocaram em linha uma petição a entregar na Assembleia da República solicitando a realização de um referendo sobre a nova constituição europeia (que os actuais deputados assinam de cruz, sem ler e sem dar conhecimento a ninguém).
Considerando que o assunto é da maior relevância política, e traduz uma das principais batalhas sobre a concreta configuração da Europa futura (e do Portugal futuro), entendo que a petição é de apoiar por todos os que recusam o caminho da Europa federalista construída pelos burocratas, e a abdicação completa de qualquer autonomia de destino para Portugal, pelo qual a classe política dominante nos quer arrastar às cegas.
O texto da petição é o seguinte:
"Os cidadãos abaixo-assinados e identificados pedem à Assembleia da República, nos termos do artigo 16º da Lei nº 15-A/98, de 3 de Abril, a realização de um referendo nacional sobre a Constituição europeia."
Quem quiser assinar pode fazê-lo aqui.
Julgo que para estar de acordo com reivindicação tão elementar não é preciso ser de partido nenhum, nem ter uma definição política concreta. Basta ter algum respeito próprio e gostar de ser ouvido nos assuntos que nos digam respeito.


Continuo pelo Portugal de fronteira; agora o mais próximo, este Alentejo exótico, inteiramente por descobrir pelos turistas portugueses que já fizeram as Seychelles e o Paris-Dakar.
Este ano há festas do povo em Campo Maior. Não há melhor programa para acabar Agosto e começar Setembro.
Quem lá for pode sempre dar um salto a Ouguela.
E um mês antes o blogador que se preze assenta praça no Alandroal.
Não se esqueçam do encontro de blogues!

Dragoscópio

Achei um novo blogue. Destaco-o aqui porque da leitura fiquei com uma impressão muito positiva: o bloguista é informado e inteligente como poucos. Não é só fumo de boca e fogo de vista, como se pode sempre desconfiar quando se anunciam dragões. Vão lá ler o Dragoscópio, e não fiquem pela última entrada. É mesmo para ler, no sentido tradicional da expressão.
Acrescento que não sei de todo quem é o autor; como acontece aqui desde sempre, os elogios são gratuitos e não têm outro motivo que não seja o que consta do texto.

domingo, maio 09, 2004

Asneira

Quando menos se espera, a asneira espreita; terá sido o que aconteceu agora, quando dei como morto o realizador Blake Edwards. O Eurico assegura que o homem está vivinho da costa, e se ele diz é porque é verdade. Mas então o que teria acontecido com os meus circuitos mentais para incluirem o infeliz na lista dos defuntos - e já há anos? Não sei explicar. A verdade é que nesta caixa já nada funciona como dantes. Verificando o suporte-papel, constato que "William Blake McEdwards nasceu em 26 de Julho de 1922, em Tulsa, Oklahoma, EUA". Não se adianta nada sobre o falecimento do marido de Julie Andrews. E verifico que ainda a 30 de Abril último foi premiado com um Oscar especial pelo conjunto da sua obra, que foi receber em cadeira de rodas. Portanto, tenho que confessar que a notícia da sua morte era pelo menos precipitada. Não será um jovem, mas a notícia da sua morte foi um tanto exagerada.

O nojo e a vergonha


Tenho propositadamente gasto poucas palavras com o súbito escândalo gerado pela publicação de algumas fotos tiradas por alguns militares americanos, para exibição entre camaradas e famíliares, documentando o dia a dia nas prisões onde se encontravam colocados. Há realidades que falam por si, gritam sem precisar de amplificador.
Sabe-se hoje, pela própria grande imprensa americana, que fotos dessas, e mesmo videos, em poses do mais repugnante exibicionismo e da mais vergonhosa degradação, circulavam há muito tempo, em álbuns, em CDs com milhares de fotos digitalizadas, até em videos. Sabe-se também que os governos britânico e americano estavam há muito alertados pelos relatórios das principais organizações humanitárias internacionais, as quais agora se espantam com o espanto simulado dos porta-vozes desses governos (que todavia sempre vedaram o acesso dos observadores independentes aos lugares em causa).
Segundo o Presidente Bush, no entanto, os factos resumem-se a malfeitorias de uns poucos, numa prisão determinada. Sete militares estão já acusados.
Chegados aqui, é forçoso dizer as coisas claramente: esta posição é mais abjecta do que as piores abjecções praticadas.
Tudo aponta para uma realidade totalmente inversa: o que dizem as organizações internacionais, com a Cruz Vermelha à frente, e já há muito tempo, o que dizem os prisioneiros, o que dizem todos os militares até agora ouvidos, é completamente o oposto. Trata-se efectivamente de um vasto sistema instalado, de uma prática sistemática e organizada, expandida e incentivada desde o Afeganistão a Guantanamo. Procurar afirmar que se tratou de uns desvios de seis ou sete (à revelia e no desconhecimento das respectivas hierarquias?!!) é juntar uma vergonha mais ao nojo e à vergonha que tudo isto representa.
A fotografia acima é de Dezembro de 2003.
Não, eu não tenho nada que me ligue a esta gente que diz lutar pelo ocidente e pela civilização. O meu Ocidente não é esse, a minha Civilização nunca foi essa.

Novidades das fitas

Tinha eu lembrado aqui a passagem dos quarenta anos do primeiro filme da série "Pantera-Cor-de-Rosa", para espicaçar o especialista EB, e eis que encontro agora uma notícia que prova como a indústria, pelo menos, está atenta a estas efemérides. Ao que parece está pronto a estrear um filme que pretende ser uma continuação das continuações das aventuras que celebrizaram Peter Sellers. Confesso que fiquei céptico: sem Blake Edwards, sem Peter Sellers, ambos falecidos há anos, o que será um filme da "pantera-cor-de-rosa" que tem como protagonista Steve Martin, a fazer de Inspector Clouseau? A ver vamos... mas o Steve Martin?!!!
Segundo anunciam a obra será fiel ao célebre tema musical de Henri Mancini... já não é mau; ao menos o som lembrará "The Pink Panther".
A propósito de Peter Sellers: viram Mr. Chance? Creio que foi o último filme do actor. Vi-o no Berna, mesmo ao lado da Igreja de Fátima, anos antes de virar TVI. Lembro-me agora dele mais que nunca. Foi o mais profundo dos presidentes americanos que já me foi dado conhecer.

A nossa bandeira (a vespa está a mais...)



Já aqui tinha lançado a minha ideia. Hoje insisto. Esta ideia tem já uns anos: nasceu da leitura de um delicioso texto que João Falcato publicou no "Diário do Sul", precisamente sobre a flor da esteva, esse delicado milagre dos nossos matos. Não guardei o texto, com muita pena minha; mas ficou na memória, que o velho borbense João Falcato escrevia magnificamente. Crónicas como as dele, só me lembro de ter lido no jornal cá da terra umas outras de Bento Caldeira, que como se sabe era de Santo Aleixo da Restauração. Mas o tema era a esteva; a flor da esteva. Ora acontece que o Alentejo, o Alentejo todo, não tem uma bandeira, uma bandeira em que todos os alentejanos se possam rever. Uma bandeira para os tempos presentes, que não se confunde nem substitui as velhas insígnias e brasões de províncias, cidades e distritos.
Uma bandeira assim, ocorreu-me, está já aqui, oferecida pela natureza: a flor da esteva. Vejam a bela flor da esteva, estilizada por hábil artista gráfico. É ou não é a bandeira do Alentejo? As cinco pétalas brancas, com cinco quinas púrpura ao redor do centro amarelo....
Que dizem no "Alentejanando"? E no "Alandroal"? E no "Alentejão"? E no "Planície Heróica"? E tutti quanti... que a palavra é livre.

Outros montes


Este blogonauta sofre de fascínio pelo Portugal de fronteira. E sente como Miguel Torga quanto a essas realidades maiores da terra portuguesa que são o Alentejo e Trás-os-Montes. Entre o Sabor que já aqui foi falado e o Douro, que desde Miranda a Barca d'Alva lhe corre paralelo, fica o mundo mágico do planalto. Já foram às arribas do Douro? Visitaram Freixo, Moncorvo, Mogadouro, Sendim, Miranda? Fizeram o percurso da linha do Sabor, com paragem em Carviçais?
Olharam o mundo do alto do castelo de Algoso?
Meus amigos, para isto serve a internet - recordar à distância esse universo contemporâneo da criação do mundo que permanece ainda autêntico, rude e primitivo como no fundo são todas as coisas.
Passem por Bruçó; e por Urrós, e por Bemposta; vão ao Picote.... vejam o Douro a rasgar caminho por entre o aperto das gargantas rochosas; e sintam ali a emoção forte do chamamento das raízes. Escrevam-me.

Ainda estão a tempo

Neste Domingo continua a campanha de recolha de alimentos promovida pelo Banco Alimentar contra a Fome.
Os voluntários estarão à entrada de quinhentos e vinte supermercados de todo o país, recebendo as dádivas de quem por ali passar. Ainda está a tempo de entregar o seu donativo.

sábado, maio 08, 2004

Mais Évora?

A blogosfera eborense parece ter ganho mais um blogue, por enquanto a dar os primeiros passos: "História"
Vem juntar-se ao "Modernizador" e ao "Mais Évora", que continuam o seu caminho em passo firme.
Louvo novamente estes, e não resisto a expressar a pena que sinto por alguns terem bruscamente posto ponto final nas suas aventuras internáuticas.
Numa terra em que a vida e a intervenção cívicas são um paradigma de estagnação e apatia, em que a comunicação social, oral e escrita, está presa de compromissos e conveniências que a inibem de qualquer função crítica, o meio blogosférico poderia ser um instrumento privilegiado de animação e debate.

É já a 13 de Junho!

Podem não acreditar, mas é verdade: vamos ter eleições a 13 de Junho próximo!
Os boletins de voto já são conhecidos. As listas concorrentes vão aparecer por esta ordem:

Partido da Nova Democracia (PND)
Partido Popular Monárquico (PPM)
Partido Nacional Renovador (PNR)
"Força Portugal" (PPD- PSD/CDS-PP)
Bloco de Esquerda (BE)
Partido Democrático do Atlântico (PDA)
Partido da Terra (MPT)
Coligação Democrática Unitária (PCP-PEV)
Partido Comunista dos Trabalhadores Portugueses (PCTP/MRPP)
Partido Socialista (PS)
Partido Humanista (PH)
Movimento pelo Doente (MD)
Partido Operário de Unidade Socialista (POUS)

São treze listas. Comecem a pensar onde põem a cruzinha!

Sequência de homenagem a João Conde Veiga

Da seiva dos pinheiros vem o sangue
Que nos salga o gesto de partir,
Dos olhos do gajeiro vê-se a linha
Que temos de descobrir.
(...)Com olhar longo e braço firme
Ilhas como casas iremos construir.



Vou entrar em combate, peço
ao céu que me torne merecedor
da morte, se vier. Se transformem
em tons de aurora os raios de sol-pôr.

Por cada gesto eu me torne digno
dos poucos anos que tenho por cumprir,
intensamente, Deus me realize
num gesto por esculpir.

Quando se morre jovem morre juventude
tem-se a idade dos confins de além
ganham-se estradas para além do tempo
que nunca se tem.



De novo regressamos à aventura
de descobrir em nós rumos antigos,
de novo a alvorada tem o ritmo
de cânticos guerreiros despertados.

Alerta, os olhos fitos na paisagem,
avançamos... Como o comando
fosse ditado pelo sangue dos avós.

Que força essa que nos faz partir?!
Que força essa vai dentro de nós?!
E como sempre vamos.

E como sempre iremos
nos longes oceanos
nos mares-meninos-medos,
nos ventos-tempestades.

Que monstros são arremedos,
E povos são vontades.



Não fugi da guerra, não fui para Paris
não fugi da terra, não traí o Povo,
eu fui ao combate debaixo do sol
e voltei de novo.

Posso aquecer-me com o sol mais quente
que me enche as veias, vinho de raiz,
não se vai à guerra e volta de novo
sem se sentir dentro a voz de um país.

E posso falar, falar compassado,
com o velho homem que me disse um dia:
- se eu tivesse agora a tua idade
era eu quem ia!


(de "Plenilúnio"; versos de João Conde Veiga)